Procon-SP denuncia manobra de operadoras de Saúde

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência Senado/Jefferson Rudy

Ainda na investida contra o aumento nos preços dos planos de saúde coletivos, o Procon-SP enviou a reclamação para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

O Procon informou a pasta que decidiu notificar as operadoras porque, segundo o órgão de defesa do consumidor, o mercado ainda trabalha com “falsos planos coletivos”, em que uma pessoa física é induzida a criar um CNPJ para não fazer plano individual, ficando fora do alcance da regulação da ANS para os reajustes de preços.

Para apurar o caso, o Procon pede que o ministério solicite à ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) as informações que ajudariam a identificar os tais “falsos coletivos”.

Fernando Capez, diretor do Procon-SP, quer que a agência reguladora forneça a relação completa dos planos que são coletivos, porém, formados por um único usuário, para verificar com a Receita Federal se uma parte está com CNPJ inativo.

Segundo o comunicado enviado por Capez a Queiroga, a falsa coletivização dos planos teria a finalidade de se esquivar das regras aplicadas aos planos individuais.

“Os fornecedores não oferecem plano individual, ou oferecem com a condição de as pessoas físicas constituírem empresas, para o exclusivo fim de contratar o seguro, servindo-se de oferta enganosa com preço inicialmente mais atrativo para poder, na sequência, aplicar reajustes sem controle da ANS”, diz o comunicado.

Na semana passada, a ANS aprovou o reajuste anual dos planos de saúde individuais e familiares que, neste ano, pela primeira vez na história, vai ser negativo, ou seja, um desconto obrigatório de ao menos 8,19%. Este cálculo não atinge os planos coletivos.

A Abramge (associação de empresas do setor) já se manifestou sobre o caso dizendo que se trata de uma questão antiga e superada por novas regras da ANS e pelo processo de verificação que as operadoras realizam.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf