Rosa Weber obrigou PGR a denunciar Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF

Integrantes da cúpula do Ministério Público Federal avaliam que a posição da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Rosa Weber em relação ao pedido para investigar o presidente Jair Bolsonaro causou uma saia-justa para a Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na quinta, Rosa Weber determinou que a PGR se manifeste novamente sobre o pedido de três senadores para que Bolsonaro seja investigado por prevaricação (agir ou se omitir em benefício próprio, na administração pública) no caso das negociações da vacina Covaxin.

Nas palavras de um subprocurador da República ouvido pelo Blog, não há impedimento para a PGR abrir uma apuração antes da conclusão dos trabalhos da CPI da Covid. A iniciativa, diz ele, deveria ter sido tomada pelo próprio procurador-geral, Augusto Aras.

Nesse momento, a recondução de Aras na PGR é considerada certa no Palácio do Planalto. Mas ele também é visto como uma espécie de “plano B” para a vaga no STF do ministro Marco Aurélio Mello, que se aposenta no próximo dia 12.

Na última terça (29), a PGR pediu à ministra para aguardar as conclusões da investigação da CPI da Covid sobre a compra da vacina Covaxin antes de decidir sobre a notícia-crime contra Bolsonaro. O blog apurou na ocasião que essa posição foi recebida com alívio no núcleo palaciano.

“Não há explicação para essa decisão em cima do muro da PGR sobre um fato como este. A posição do STF causou um saia-justa para toda a instituição, pois evidenciou toda essa situação de tentar empurrar com a barriga o início de uma investigação”, disse ao Blog esse subprocurador.

G1  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf