Aécio Neves foi o Bolsonaro de 2014

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evaristo Sa/AFP

O comando nacional do PSDB e os quatro pré-candidatos do partido à Presidência da República defenderam nesta segunda-feira as urnas eletrônicas e a apuração dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois de ter contestado o resultado eleitoral de 2014, alegando que teria havido fraude votação que deu a vitória à ex-presidente Dilma Rousseff (PT) contra Aécio Neves (PSDB), o partido afirmou que as eleições no Brasil são um exemplo para o mundo.

“Em um momento de seguidas tentativas de intimidação e de se lançar desconfianças contra o modelo eleitoral brasileiro, reiteramos nossa crença nas instituições, no sistema de votação de urnas eletrônicas e na apuração conduzida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)”, afirmou em nota o PSDB.

A manifestação do partido ocorre na semana em que é aguardada a votação do parecer sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso, apoiada por Jair Bolsonaro. O presidente defende um modelo de impressão do voto sob a alegação – jamais comprovada – de que as urnas eletrônicas não são seguras.

No texto divulgado nesta segunda-feira, o PSDB diz que declarações “irresponsáveis” não vão ameaçar a disputa de 2022. “As eleições brasileiras têm sido por décadas exemplo para o mundo do vigor da nossa democracia – elegendo representantes das mais diversas correntes ideológicas. As eleições de 2022 não serão ameaçadas por ilações sem provas ou declarações grosseiras e irresponsáveis de quem quer que seja”, disse o partido.

O texto é assinado pelo presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo, e pelos quatro pré-candidatos à Presidência, que devem disputar uma prévia partidária em novembro: os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS), o senador Tasso Jereissati (CE) e o ex-prefeito e ex-senador Arthur Virgílio (AM).

Segundo levantamento publicado nesta segunda pelo jornal “O Globo”, o PSDB é um dos 15 partidos contrários à PEC do Voto Impresso, que deverá ser votada na terça ou quarta-feira no plenário da Câmara.

Em 2014, Aécio, então presidente nacional do PSDB, contestou o resultado das urnas e colocou em xeque a lisura do sistema eleitoral, depois de ter sido derrotado na disputa pela Presidência. O PSDB realizou uma auditoria, mas não conseguiu provar a existência da suposta fraude. O TSE não encontrou evidências de que houve qualquer tipo de adulteração de programas, votos ou mesmo que houve qualquer indício de violação ao sigilo do voto naquela eleição.

Valor Econômico 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf