Consultoria internacional de risco político vê derrota de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: EVARISTO SA / AFP

Com os sucessivos ataques do presidente Jair Bolsonaro a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) e a preocupação do mercado com a política fiscal do governo e a alta da inflação, a Eurasia mudou a avaliação sobre o cenário eleitoral para 2022. Se em maio a consultoria analisava que Bolsonaro poderia ter vantagem sobre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, agora é o petista que está numa posição mais confortável para concorrer à Presidência no próximo ano.

Bolsonaro deve enfrentar dificuldades para recuperar popularidade a tempo de disputar a reeleição em 2022, mesmo com ações na área social como o aumento do benefício do Bolsa Família, que deverá mudar de nome para Auxílio Brasil. Com isso, Lula deve se beneficiar das dificuldades políticas e econômicas da atual gestão.

“Lula não é radical e o PT provavelmente comunicará durante a campanha que eles representam uma opção moderada contra um presidente ‘divisionista’”, diz a Eurasia, em relatório divulgado ontem. A consultoria afirma que o petista deve manter a crítica ao teto de gastos, ao incentivar maior investimento público para impulsionar o crescimento econômico, “aumentando os riscos sobre a gestão fiscal”.

Com a popularidade em baixa nas pesquisas, Bolsonaro ainda deve recuperar algum espaço nas sondagens, segundo avaliação da Eurasia. O apoio ao presidente varia entre 29% e 33%, dependendo da pesquisa consultada. O fim da pandemia e a reformulação do Bolsa Família, com o pagamento de um valor maior às famílias carentes, poderão aumentar a aprovação do governo. No entanto, a inflação mais alta e um baixo crescimento econômico devem dificultar isso e tendem a fazer com que o aumento da aprovação demore a se concretizar. Essa demora deverá ter um impacto direto nas eleições de 2022, prejudicando Bolsonaro.

A consultoria avalia que quanto mais desgastado estiver o presidente, mais radical ele será. “Um Bolsonaro mais fraco significa que ele dobrará a política de polarização e contestará a eleição”, diz o relatório, prevendo um cenário político tumultuado para 2022. O presidente deve redobrar a estratégia de brigar com o Judiciário, com o Congresso e com a imprensa, para mobilizar sua base, e deve insistir na tese de que o voto eletrônico pode ser fraudado.

“O risco de a eleição não ser respeitada é muito baixo (menos de 5%), mas existe o risco de violência na campanha, principalmente se o Bolsonaro perder”, diz o relatório.

A Eurasia registra ainda que as chances de um candidato de terceiro via aumentaram, “mas permanecem baixas”, com um espaço limitado para crescer na campanha eleitoral. A consultoria calcula que a chance de um nome que não seja Lula nem Bolsonaro de chegar ao segundo turno é de 20%.

Em maio, a consultoria afirmou que Bolsonaro tinha “ligeira vantagem” em relação a Lula e já havia destacado as dificuldades de uma candidatura de centro para se viabilizar.

No relatório divulgado ontem, foi registrada a deterioração da perspectiva de crescimento econômico para 2022. Diante desse cenário, a Eurasia rebaixou a trajetória de longo prazo do Brasil de neutra para negativa.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf