Aécio está cada vez mais próximo a Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William | Agência O Globo

O anúncio de uma reunião da executiva do PSDB com o tema impeachment de Jair Bolsonaro caiu como uma bomba na bancada do PSDB na Câmara, que abriga deputados simpáticos ao governo.

Aécio Neves, Geovania de Sá e Paulo Abi-Ackel foram alguns dos deputados que demonstraram contrariedade com a decisão do presidente da legenda, Bruno Araújo, de marcar a reunião nessa quarta-feira.

Em conversa pelo grupo de WhatsApp da bancada, eles consideraram “inoportuno” tornar o assunto público antes de uma conversa com os deputados, que votarão no processo de impeachment, caso ele seja aberto e avance no Congresso.

Escreveu um deles:

— Me pareceu precipitado falar OFICIALMENTE em impeachment no calor de manifestações que estão ocorrendo em ambiente de paz . De qualquer forma vamos manter a serenidade e amanhã em ambiente democrático como é nosso jeito de ser e de fazer política, vamos nos posicionar.

Outro respondeu que, ao saber da notícia, pensou se tratar de um “engano”. E completou:

— Além de fazer isso no dia seguinte das manifestações, o que não me parece o mais oportuno, e principalmente, sem que a bancada discutisse o assunto, considero no mínimo uma desconsideração com aqueles que efetivamente teriam a responsabilidade de votar sobre o tema. Não quero entrar no mérito da decisão, mas fazer isso sem uma conversa prévia me parece apenas mais uma forma de expor desnecessariamente os companheiros.

Aécio Neves encaminhou para os colegas, inclusive, pergunta de repórter sobre a sua posição ao seu assessor de imprensa, na tentativa de mostrar que já estava sendo cobrado a se manifestar sobre o tema.

Diante das reclamações, o líder do partido, Rodrigo de Castro, convocou uma reunião da bancada para essa quarta-feira. Um deputado defendeu a discussão:

— É nossa obrigação que defendemos a democracia, discutirmos mais sobre isso, nosso posicionamento diante das graves ameaças democráticas! Temos grande responsabilidade com nosso país! Não podemos subestimar o que está acontecendo, sob risco de omissão!

Internamente, há críticas na bancada pelo alinhamento ao governo. Deputados mais independentes cobram que o partido discuta as propostas com mais “altivez”, em vez de votar com o Palácio do Planalto.

Na conversa, houve quem tenha escancarado sua adesão ao governo. Escreveu um deles:

— Amigos me desculpem, mas o fim do PSDB será abraçar esse impeachment do Presidente Bolsonaro. Quero adiantar eu jamais votarei uma aberração dessa natureza. Sou 100 % Bolsonaro!

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf