Alta da conta de luz penaliza mais pobres

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: iStockphoto/Getty Images

Em meio ao aumento generalizado da pobreza no Brasil, a disparada no preço da energia elétrica vem penalizando principalmente a população de menor renda, que não possui margem de manobra para cortes no orçamento familiar.

Dados do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) ajudam a dar a dimensão do quanto esses impactos são diferentes. O peso da alta da conta de energia no bolso das famílias mais pobres é três vezes e meia maior do que o impacto para as famílias de maior renda.

De acordo com cálculo do instituto, para as famílias de renda muito baixa, a alta da energia elétrica representou 6,9% da variação de preços neste ano. Para as famílias de alta renda, esse percentual foi muito menor, de 2%.

Ontem, o governo criou uma nova bandeira tarifária, que a partir de hoje (dia 1°) irá encarecer a conta de luz em até 7,5%.

“A inflação alta é ruim para todo mundo. Mas as famílias de renda mais alta têm uma sobra do seu orçamento que elas podem poupar, tem uma cesta de consumo de supérfluos. Em momentos como esse, podem poupar menos ou não poupar ou reduzir o consumo. Mas os mais pobres não têm essas opções”, aponta Maria Andréia Lameiras, pesquisadora do Ipea.

O IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo, a prévia da inflação oficial do Brasil, mostrou que a variação de preços no acumulado dos últimos 12 meses já está em mais de 9%, e continua acelerando: foi de 0,89% em agosto, a maior variação para o mês desde 2002.

“A inflação dos mais pobres já passou dos 10% em 12 meses, enquanto a dos mais ricos está em 7%”, diz Lameiras. “Isso foi puxado por alimentos e preços administrados, como energia, gasolina e gás de cozinha”.

Essa desigualdade no impacto da inflação acontece em um momento em que o Brasil tem a segunda maior taxa de desemprego da história –segundo o IBGE, o número foi de 14,6% no trimestre encerrado em maio, um contingente de 14,8 milhões de pessoas buscando vagas no país.

“Quando você olha o mercado de trabalho, a grande fatia de desempregados está entre as famílias de baixa renda, que estão inseridos no mercado de trabalho informal. Esse mercado ainda não voltou. Além disso, o auxílio emergencial, que ajudou essas pessoas no ano passado, está abarcando menos gente”, avalia Lameiras, do Ipea.

Uol

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf