Bolsonaro admite que sua língua causa pânico no mercado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: José Cruz/Agência Brasil

O presidente Jair Bolonaro participou nesta segunda-feira, 27, da cerimônia de abertura de 1.000 dias do Governo, em que foi anunciado o lançamento de crédito de até mil reais para trabalhadores informais pela Caixa Econômica Federal.

Bolsonaro pouco falou sobre a inciativa, mas aproveitou a ocasião para falar de seu período na presidência e sobre seu papel na economia. Durante discurso, ele disse que o responsabilizam por tudo o que acontece no Brasil à sua figura, quando a inflação atinge todos os países. “Uma fala equivocada minha ou distorcida — o que é muito comum — mexe com a bolsa, mexe com preço do dólar e vai nos combustíveis”.

Segundo o presidente, o efeito da inflação é global . “Alguém acha que eu não queria a gasolina a 4 reais ou menos? O dólar a 4,50 reais ou menos? Não é maldade da nossa parte, é uma realidade. E tem um ditado que diz: Nada está tão ruim que não possa piorar. Não queremos isso porque temos o coração aberto, e tem uma passagem bíblica que diz: “Nada temeis, nem mesmo a morte, a não ser a morte eterna”, afirmou sobre a escalada dos preços.

Além disso, o presidente disse que a situação do país seria diferente caso outro presidente tivesse asumido em 2019, afirmando que o que acontece em outros países, como Venezuela, também pode acontecer no Brasil. “Se a facada fosse decisiva naquele momento, é só imaginar quem estaria no meu lugar, o seu alinhamento com outros países da América do Sul. Onde nós estaríamos agora e o futuro do nosso Brasil passa por quem vocês colocarem para pilotar esse grande país”, disse.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, elogiou a iniciativa e disse que a pandemia permitiu ao governo enxergar os milhões de brasileiros que vivem na informalidade, nas suas palavras eram “invisíveis” e sem acesso ao sistema financeiro. O Governo beneficiou 68 milhões de brasileiros com o auxílio emergencial e ainda hoje 40 milhões recebem o benefício.

Guedes também pediu na ocasião apoio do Congresso para a aprovação da PEC dos Precatórios e da reforma do IR. “A PEC dos precatórios nos abre espaço fiscal e a reforma do IR é a fonte de recursos para o reforço do Auxílio Brasil, são medidas complementares e significa estendermos as mãos para as camadas mais vulneráveis de brasileiros”, disse.

Guedes elogiou ainda a democracia e disse que Bolsonaro sempre jogou dentro das quatro linhas. “Há um script escrito para colocá-lo no papel de golpista e ele se recusa a fazer esse papel”, defendeu o ministro.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf