Boulos quer chapa única PT-PSOL ao governo de SP

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Motta/Estadão

Com a pré-candidatura ao governo de São Paulo aprovada no domingo pelo Psol, Guilherme Boulos afirma que a esquerda precisa se unir para tentar vencer a eleição no Estado e defende um acordo com o PT em torno de uma candidatura única.

Boulos afirma que o cenário eleitoral para a esquerda na disputa paulista “nunca foi tão favorável”, com a provável divisão do eleitorado tucano nas pré-candidaturas do vice-governador, Rodrigo Garcia (PSDB), e do ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB), além do candidato a ser apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, avalia que “sem a unidade da esquerda será difícil derrotar a máquina tucana” em São Paulo.

“Temos uma vantagem, porque a divisão da direita é inédita”, diz Boulos, citando as pré-candidaturas de Garcia, apoiada pelo governador João Doria (PSDB), e de Alckmin, que está de saída do PSDB. “Mas, divididos, ficaremos no zero a zero. Essa vantagem será neutralizada.”

Liderança nacional do MTST, Boulos teve sua pré-candidatura referendada durante congresso estadual do Psol no domingo. O pré-candidato se lançou em abril e desde então tem rodado o Estado, em atividades políticas com prefeitos, vereadores, sindicatos, comerciantes, empresários e lideranças de movimentos populares. Nas últimas semanas, buscou o apoio dos prefeitos de Diadema, José de Filippi Junior, e de Araraquara, Edinho Silva, ambos do PT.

Ex-candidato à Presidência pelo Psol em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020, Boulos diz que tem trabalhado pela “unidade do campo progressista”, em articulações com o PCdoB, Rede, PDT, PSB e PT.

O PT aposta na pré-candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad, que, assim como Boulos, também tem feito atividades políticas em todo o Estado desde abril, em caravanas virtuais e encontros presenciais. Com aval do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente estadual do PT, Luiz Marinho, disse ao Valor, no fim de julho, que é “praticamente impossível” o partido não ter candidatura própria no Estado.

Boulos afirma que é possível entrar em acordo com o PT. Diz respeitar a legitimidade de o aliado defender uma candidatura própria, mas pondera que é preciso ter “um projeto de um campo político sem hegemonismo” de um partido.

No plano nacional, a tendência é de o Psol oficializar o apoio à pré-candidatura presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva. No fim do mês, o partido fará um congresso nacional para definir se apoiará o petista ou se poderá lançar nome próprio.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf