Brasil é vice-campeão mundial em número de partidos políticos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputado / 10-08-2021

O Brasil tem, em números absolutos, o segundo Parlamento com maior fragmentação partidária entre 31 países. É o que indica um levantamento feito pelo GLOBO com base nos resultados do último pleito para as chamadas câmara baixas, equivalentes à Câmara dos Deputados no Brasil. A análise teve como base estatísticas públicas da União Interparlamentar (Inter-Parliamentary Union, em inglês), organização internacional de parlamentos da qual o Congresso brasileiro faz parte.

Os dados apontam que a Câmara brasileira fica atrás apenas da indiana. O Brasil elegeu deputados de 30 siglas diferentes em 2018. Após fusões promovidas a partir da exigência de desempenho mínimo, imposta pela cláusula de barreira, que condiciona o acesso ao fundo eleitoral ao desempenho nas urnas, a Câmara dos Deputados do país é hoje composta por 24 legendas.

Nas últimas décadas, o total de partidos com assentos na Casa tem crescido. Em 1998, 18 tinham representação na Câmara, seis a menos do que hoje. Desde então, a maior alta ocorreu em 2014, quando o número de legendas passou de 22 para 29.

A redução do total de siglas com representação no Congresso brasileiro é um dos efeitos esperados com o fim das coligações proporcionais para cargos no Legislativo, aprovado em 2017 pelo Congresso e que entrou em vigor nas eleições municipais do ano passado. A Câmara aprovou no mês passado o retorno da regra anterior, que permite as alianças, mas o texto enfrenta resistências no Senado, e a tendência é que a mudança não seja endossada. O presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), chamou de “retrocesso” a hipótese de alteração na norma. Na matéria completa, exclusiva para assinantes, entenda como o modelo afeta a governabilidade e os efeitos positivos trazidos pelo fim das coligações, segundo analistas.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf