Câmara vota projeto para barrar protestos de esquerda

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Uma comissão especial da Câmara vota nesta quinta-feira, às 14h, um projeto de lei que estabelece uma política de combate a ações consideradas terroristas e que é motivo de críticas da oposição e de entidades da sociedade civil por dar margem à criminalização de manifestações de movimentos sociais e protestos contra o governo.

A principal polêmica é que o texto amplifica a tipificação de terrorismo e pode ser usada contra manifestações que incluam, por exemplo, invasões de terras ou de prédios públicos ou mesmo o bloqueio de rodovias, como ocorre atualmente com o movimento dos caminhoneiros. Representantes da ONU (Organização das Nações Unidas) já chegaram a demonstrar ao governo brasileiro preocupação com o projeto.

Entre outras coisas, o texto prevê a repressão de ato que, embora não tipificado como crime de terrorismo, seja perigoso para a vida humana ou potencialmente destrutivo em relação a alguma infraestrutura crítica, serviço público essencial ou recurso-chave ou aparente ter a intenção de intimidar ou coagir a população ou de afetar a definição de políticas públicas por meio de intimidação, coerção, destruição em massa, assassinatos, sequestros ou qualquer outra forma de violência.

Projeto contra terrorismo

 

Projeto contra terrorismo

O projeto é de autoria do deputado bolsonarista Vitor Hugo (PSL-GO), que é major do Exército brasileiro. O relator da proposta, deputado Ubiratan Sanderson (PSL-RS), também integra a base do governo. A comissão foi instalada em junho pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

O texto tem como base um projeto apresentado pelo presidente Jair Bolsonaro, em 2016, quando ele ainda era deputado federal. A proposta foi desarquivada e reapresentada por Vitor Hugo, que era consultor legislativo na Câmara na época em que a ideia foi apresentada pela primeira vez.

A proposta cria um sistema e uma política nacional para prevenir e combater células terroristas. Também prevê o treinamento de militares, policiais e de inteligência para a execução de ações durante ou logo após um eventual atentado terrorista.

A proposta bolsonarista também cria um cadastro nacional de locais vulneráveis a atentados, que vão desde de pontos de alta concentração de pessoas até hidrelétricas e autoriza o uso de identidade falsa pelos agentes. Também viabiliza a compra de imóveis para o uso de agentes envolvidos em ações contraterroristas preventivas extraordinárias e repressivas de caráter sigiloso.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf