Centro-direita se une à esquerda em atos contra Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Taba Benedicto/Estadão

Representantes de diretórios municipais de PSDB, PV e Cidadania ingressaram na construção do protesto de 2 de outubro contra Jair Bolsonaro, convocado inicialmente pelas esquerdas. É a primeira vez que filiados desses partidos passam a integrar o grupo que encabeça os atos. Reunião nesta sexta, 24, também com PT, PCdoB, PSOL, PDT, PSB, Rede e a coalizão Fora Bolsonaro, selou a aliança. “É um amadurecimento. Não dá para derrubar Bolsonaro só com partidos de esquerda, é preciso somar forças”, diz Carolini Gonçalves, do diretório tucano.

O diretório estadual do PSDB se reúne na próxima semana para decidir qual posição tomar sobre esses protestos.

Ainda que militantes dos três partidos já viessem participando dos atos nas ruas, a adesão à organização das manifestações contrárias a Bolsonaro é um passo adiante.

A união municipal foi reflexo da ação de diretórios nacionais de partidos de centro após o 7 de Setembro, quando vários anunciaram início de discussões internas sobre o apoio ao impeachment. No dia 9, por exemplo, o PSDB passou oficialmente para a oposição a Jair Bolsonaro.

Centrais sindicais saíram em defesa de Bruna Brelaz, presidente da UNE, que tem sido alvo de ataques da esquerda nas redes sociais por dialogar com lideranças como FHC e Ciro Gomes pelo impeachment de Bolsonaro, como mostrou a Coluna.

“Só construiremos este país com diálogo”, disse Ricardo Patah, da UGT. Miguel Torres, da Força Sindical, foi na mesma linha: “As palavras da frente contra Bolsonaro são diálogo e democracia. Com o andar do caminhão, as abóboras se acomodam”.

Estadão  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf