Ciro Gomes vai à Justiça contra impulsionamento de críticas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jarbas Oliveira

Ciro Gomes e PDT entrarão com uma ação na Justiça e outra na CPI das Fake News contra Felippe Hermes, co-fundador do site Spotniks e colunista do InfoMoney, que pagou pelo impulsionamento de texto com críticas ao presidenciável.

Eles dizem ver a atitude de Hermes como um ataque patrocinado ao pedetista. Hermes diz que pagou com dinheiro próprio e que não há fake news.

O anúncio pago pelo site Liberdade BR e veiculado no Facebook diz que Ciro Gomes tem “ideias malucas” que vão “acabar fazendo o país parar no SPC”. O texto está hospedado no site Blocktrends, do qual Hermes é editor-chefe.

Na biblioteca de anúncios do Facebook consta a informação de que o Liberdade BR está vinculado ao Blocktrends e ao perfil do Instagram do próprio Hermes. Ali também aparece a informação de que o conteúdo é patrocinado, ou seja, que houve pagamento para que sua divulgação fosse impulsionada no Facebook.

Conteúdo impulsionado pelo LiberdadeBR e criticado por Ciro Gomes

O PDT diz ter descoberto no episódio “ações patrocinadas nas redes sociais para atacar a imagem de Ciro Gomes” e afirma que é preciso “que se investigue o que está por trás da ação orquestrada e mercenária do Sr. Felippe Hermes.”

Em nota, o partido de Ciro Gomes afirma que não se trata somente de livre expressão do pensamento ou de divulgação jornalística, mas de “ação negativa nas redes socias contra um pré-candidato à presidência”, o que, afirmam, é ilegal.

A legenda ainda pede investigação a respeito do motivo para que Hermes pague pelo impulsionamento e sobre a origem dos recursos.

Em sua conta no Twitter, Hermes publicou o link do texto e pediu que apontassem fake news nele, cujo título é “Quanto custaria reverter a privatização da Petrobras como quer Ciro Gomes.”

Ele também afirma que patrocinou textos com críticas ao ministro Paulo Guedes e a Lula (PT).

“Sobre o fato de eu ter patrocinado um texto que critica o Guedes, outro o Lula e um o Ciro. Motivos: 1) Pq eu quis 2) Pq o dinheiro é meu 3) Pq choro de militantes é sempre bom 4) Particularmente achei bons textos 5) Quem tiver interesse em ler deixo os links na sequência”, escreveu Hermes.

Folha 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf