Naufrágio do país reúne Pacheco e governadores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gabriela Biló/Estadão

No início da semana passada, o Fórum de Governadores se reuniu em Brasília para cobrar harmonia entre os Poderes. Sem consenso para divulgar uma nota cobrando de Jair Bolsonaro respeito à democracia, o grupo preferiu propor uma reunião com o presidente e com os outros chefes de Poderes. Sem receber qualquer resposta de Bolsonaro, a única reunião marcada até agora ocorre nesta quinta-feira com o presidente do Senado Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

Mesmo com a reunião perdendo peso por causa da falta de resposta de Bolsonaro, os governadores querem deixar claro sua preocupação com a instabilidade política do País, especialmente pela proximidade política das manifestações do 7 de Setembro. A maior preocupação dos governadores são os efeitos dessa instabilidade sobre a economia. Nessa segunda-feira, os dados relativos ao PIB do 2º trimestre já mostraram um recuo de 0,1% em relação ao período anterior, mostrando como a economia vem enfrentando dificuldades nesse cenário de conflitos políticos internos e de tentativa de recuperação dos efeitos causados pela pandemia do coronavírus.

Uma terceira onda da doença ainda preocupa os governadores. Wellington Dias, do Piauí, quer aproveitar o encontro para pedir uma mobilização por mais vacinas, temendo justamente um recrudescimento da pandemia pela falta das vacinas para a segunda e terceira doses. A preocupação com a discussão da reforma tributária também será um ponto importante na conversa, já que os governadores rejeitam a proposta apresentada pela equipe econômica.

Boa parte dos governadores deve participar de forma virtual ou delegar a representação para colegas, como é o caso, por exemplo, do governador de São Paulo, João Doria, que deverá ser representado no encontro pelo governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.

Os governadores não escondem sua preocupação com o impacto do clima político sobre a economia.

“Os países do mundo inteiro tiveram crescimento econômico no último trimestre, numa média de 3% de crescimento e o Brasil é o único negativo, crescendo para baixo como rabo de cavalo, com -0,1 %. E o presidente da República do nosso País declarando o tempo todo guerra artificial para gerar factoides: com os poderes, guerra com os governadores, guerra com os municípios. Os mais pobres são os que mais sofrem”, diz Wellington Dias.

“Nenhum líder do mundo governa dando bons resultados só com pirotecnia. Tem é que trabalhar e é muito, dialogar e é muito, integrar esforços para dar resultados e ninguém faz nada sozinho. Governar é capacidade de articular, de somar e não de dividir. O Brasil está derretendo, sem rumo e sem estratégia como outros fizeram para superar a maior crise da história do mundo”, acrescentou.

“Nós governadores queremos pacificar as relações nesse País. Fizemos, na semana passada, uma reunião equilibrada com o intuito de reafirmar um pacto em defesa da democracia, da Constituição e das normas legais. Essa pacificação é fundamental para melhorar o ambiente político, institucional e econômico. No entanto, a cada dia uma crise nova aparece e impede o diálogo e, também, a estabilização da economia e a recuperação de investimento. Precisamos dar segurança aos investidores e à grande maioria dos brasileiros que precisam de oportunidade de emprego e renda”, avalia o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

Estadão 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf