Comedimento de Bolsonaro acaba após dez dias exatos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Adriano Machado/Reuters

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez um discurso com ataques à esquerda e a governos petistas em um evento na manhã de hoje para o lançamento de um projeto de revitalização de bacias hidrográficas em Arinos (MG). O chefe do Executivo ainda disse que falará “verdades” na assembleia-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), embora não tenha especificado quais assuntos pretende abordar em discurso na próxima terça-feira (21).

O evento contou com a presença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo-MG), que fez um aceno à agenda de costumes bolsonarista ao dizer que vetaria um projeto estadual que exigiria que empresas mineiras instalassem um banheiro extra além dos masculino e feminino.

Bolsonaro aproveitou a deixa para iniciar seus ataques a opositores. “Zema anunciou o veto a um projeto de sua assembleia. Afinal de contas temos que unir, deixar de nos separar. Não podemos aceitar a política da esquerda, de nós contra eles, homos x héteros, brancos x afrodescendentes, nordestinos x sulistas homens x mulheres, ricos x pobres, patrões x empregados. Somos um só povo”, disse.

O presidente afirmou ainda ver cada vez mais “predominância do verde amarelo sobre o vermelho”, embora pesquisa recente do Datafolha tenha mostrado recorde de rejeição ao presidente. Apoiadores de Bolsonaro têm usado as cores da bandeira do Brasil em manifestações, enquanto o vermelho é uma cor associada ao PT. A pesquisa do Datafolha ainda mostra Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em vantagem na corrida eleitoral para 2022.

Referindo-se aos governos de Lula e de Dilma Rousseff (PT), Bolsonaro repetiu o discurso de que convidaria para uma live o atual presidente do BNDES para comentar, em suas palavras, “para onde iam os recursos do passado”.

Sem provas de irregularidades, ele disse que em governos anteriores “bilhões e bilhões de dólares saíam do Brasil para atender amigos que tinham identidade ideológica”, referindo-se a investimentos em países como Venezuela e Cuba. “Isso faz com que muito nos ataquem constantemente. Mas quem me colocou foi Deus, só ele me tira daqui”, disse.

No final do discurso, Bolsonaro mais uma vez fez referência a adversários políticos, dizendo que valia a pena ser presidente da República porque lhe causava conforto saber que na cadeira presidencial “não está sentado um comunista”. Bolsonaro venceu o segundo turno das eleições presidenciais de 2018 contra Fernando Haddad (PT).

Sem especificar que pontos vai tratar em seu discurso, Bolsonaro ainda disse que falará verdades na abertura da assembleia-geral da ONU, na próxima terça-feira (21). Seus últimos discursos na assembleia foram duramente criticados por opositores, uma vez que houve distorção de fatos.

“Na próxima terça-feira estarei na ONU, podem ter certeza que teremos verdades e teremos a realidade sobre o que é Brasil e o que representamos verdadeiramente para o mundo”, disse.

Antes, em conversa com apoiadores, Bolsonaro fez mistério sobre o teor do discurso que prepara para a ocasião, dizendo que não falaria porque a “imprensa iria distorcer”.

Ontem, o presidente Bolsonaro afirmou que não irá se vacinar contra a Covid-19 para participar do evento da ONU. A organização internacional disse que não poderá cobrar o documento que comprove que os participantes tenham sido vacinados, mas o prefeitura de Nova York, sede do encontro, determinou que os visitantes comprovem o uso do imunizante.

Uol  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf