Comprado por Bolsonaro, PGR defende festim golpista

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fellipe Sampaio/SCO/STF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, classificou como “festa cívica” as manifestações do dia 7 de setembro. Houve nos atos convocados por bolsonaristas pedidos de fechamento do Supremo Tribunal Federal (STF) e a intervenção militar. Ele, porém, apontou que eventuais “discordâncias” sobre decisões judiciais devem ser resolvidas respeitando o devido processo legal e constitucional.

Em um de seus discursos, anteontem, Bolsonaro afirmou que não iria mais cumprir decisões do ministro Alexandre de Moraes, que tem adotado medidas contra apoiadores do governo.

“Como previsto na Constituição Federal de 1988 e em nosso sistema de leis, discordâncias, sejam políticas ou processuais, hão de ser tratadas com civismo e respeitando o devido processo legal e constitucional”, disse Aras.

Para o procurador-geral da República, “quando discordâncias vão para além de manifestações críticas, merecendo alguma providência, hão de ser encaminhadas pelas vias adequadas, de modo a não criarem constrangimentos e dificuldades, quiçá injustiças, ao invés de soluções”.

O pedido de Aras para se manifestar, no início da sessão do STF, pegou de surpresa o presidente da Corte, Luiz Fux, que fez um duro discurso para responder aos ataques de Bolsonaro. Fux terminou de se pronunciar e chamou o julgamento que estava na pauta, sem passar a palavra para o PGR.

Em sua fala, Aras citou uma frase de Ulysses Guimarães, que presidiu Assembleia Constituinte de 1987: “A Constituição certamente não é perfeita. Ela própria o confessa ao admitir a reforma. Quanto a ela, discordar, sim. Divergir, sim. Descumprir, jamais. Afrontá-la, nunca”.

Ele também disse que o Ministério Público brasileiro “segue trabalhando pela sustentação da ordem jurídica e democrática, pois não há estabilidade e legitimidade fora dela”.

Citando Montesquieu, ele também defendeu o respeito à separação dos Poderes. “Dentre os alicerces do constitucionalismo moderno está o da divisão, ou separação, das estruturas de exercício do poder estatal. Esse princípio está nas raízes do constitucionalismo.”

Segundo o procurador-geral, no Brasil, a separação e a harmonia entre os Poderes “integra a nossa história constitucional, sendo um dos marcos estruturantes da nossa República”.

O procurador-geral da República também destacou que os atos foram pacíficos, por terem corrido “hegemonicamente de forma ordeira pelas vias públicas do Brasil”. “As manifestações do 7 de setembro foram uma expressão de uma sociedade plural e aberta, característica de um regime democrático”, disse.

Segundo ele, o avanço da vacinação permitiu a reunião de milhares de pessoas nos protestos pró-governo. “A voz da rua é a voz da liberdade e do povo. Mas não só. A voz das instituições, que funcionam a partir das escolhas legítimas do povo e de seus representantes, também é a voz da liberdade.”

Aras também defendeu a importância do diálogo e disse que o Ministério Público atuará para mantê-lo. Segundo ele, desde 1988, o povo brasileiro tem conseguido “superar os desafios e crises que se impuseram ao Brasil”.

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf