Doria diz que atos golpistas serão menores que o esperado

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Governo do Estado de SP

O governo de São Paulo avalia que a manifestação marcada por bolsonaristas para ocorrer no dia 7 de setembro na capital paulista reunirá menos público que o projetado por seus organizadores. Por esse motivo, a avaliação sobre o risco de ocorrerem incidentes graves é considerado baixo. Homens do Comando de Policiamento de Choque (CPChq) e do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) serão enviados pontualmente a locais onde ocorram desavenças. Além dos locais de protesto, haverá policiais em pontos de chegada e aglomeração de pessoas, como estações de metrô, terminais de ônibus e rodoviárias. Manifestantes serão revistados no trajeto.

No entanto, a Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) calcula que haverá adesão de parte de seus comandados aos protestos antidemocráticos. Preocupada com o avanço do bolsonarismo na tropa, nas últimas semanas a corporação tem reiterado, por meio da hierarquia de comando, que os policiais que decidirem participar das manifestações não poderão comparecer fardados ou identificados com símbolos da PM, nem tampouco portar armas de fogo.

A Corregedoria da PM informou ao Ministério Público do Estado de São Paulo (MP-SP) que destacará todo o seu efetivo, inclusive agentes que estariam de folga, bem como pessoal do setor administrativo, para o trabalho de fiscalização disciplinar durante as manifestações. A ordem de Doria é punir com rigor policiais flagrados em conduta proibida pelo Código Penal Militar.

O governador de São Paulo, João Doria, tem ressaltado ao comando da PM que os policiais que se manifestarem politicamente durante o expediente de serviço ou usando o nome da polícia deverão ser responsabilizados por seus atos. O estímulo à participação de policiais militares tem sido frequente na internet.

Apesar de ainda não ter a agenda confirmada, durante o dia 7 de setembro Doria deverá se encontrar com o comandante-geral da PM, coronel Fernando Alencar Medeiros. Ele foi operado na sexta-feira de uma hérnia inguinal.

No caso da Polícia Civil, a diretriz é aumentar o efetivo policial em alguns distritos policiais (DP). O Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) determinou que três Centrais de Polícia Judiciária (CPJ) da cidade de São Paulo recebam reforço de efetivo para atender a demanda de ocorrências. As CPJs são delegacias que funcionam 24 horas. As unidades destacadas para o dia dos atos antidemocráticos localizam-se nos Jardins (78º DP), Brás-Belém (8 º DP) e no Bom Retiro (2º DP). Elas serão responsáveis por registrar as ocorrências reportadas por policiais militares e guardas civis municipais – servidores da prefeitura paulistana que também atuarão nas ruas no dia 7 de setembro.

No dia 25 de agosto o MP-SP enviou ofício à corregedoria da PM solicitando informações sobre o suposto envio de ônibus e vans de cidades do interior para a capital paulista no dia 7 de setembro. Os promotores de Justiça Militar Marcel Cestaro e Giovana Guerreiro perguntaram à corregedoria se estava tomando providência “para impedir que policiais militares se valham da condição de militar para participar de ato político-partidário” usando arma de fogo da corporação nas manifestações.

Valor Econômico

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf