É provável a repetição tupiniquim da invasão do Capitólio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Saul Loeb/AFP

Há alguns dias, amigos de outros Estados me perguntam “como está o clima” em Brasília às vésperas do 7 de Setembro, data para a qual o presidente da República, Jair Bolsonaro, sugere que tentará um levante contra o Congresso e o Supremo Tribunal Federal.

Pouca coisa mudou em relação à semana ou ao mês passado. Desde que Bolsonaro ganhou relevância eleitoral, é comum vermos os mais diversos absurdos escritos em faixas por aí. Um rápido giro pelo centro da cidade nesta segunda-feira, 6, mostrava que vendedores ambulantes estão bem-organizados para que cada semáforo tenha um ponto de venda de bandeiras do Brasil. Alguns vendem também bandeiras de Israel. Por algum motivo, seguidores de Bolsonaro ignoram que Israel é um dos principais críticos das falas e atitudes antissemitas do presidente brasileiro.

Diversas pick-ups com placas de outros Estados circulam na região da Esplanada dos Ministérios. uma delas com um grande adesivo do cantor Sérgio Reis, que diz ter ficado doente e arrependido depois de endossar e incentivar a invasão violenta do prédio do Supremo Tribunal Federal (STF). A Esplanada já está interditada e, assim, as pessoas podem caminhar por ela sem se preocupar com o tráfego de carros. Quem circulava via várias famílias passeando juntas, sempre vestindo ou portando pelo menos uma peça verde e amarela ou com a estampa da figura do presidente.

É impossível olhar a cena e não lembrar da invasão do Congresso dos Estados Unidos, em janeiro deste ano. Há poucos dias, em 3 de setembro, um dos mais emblemáticos manifestantes que invadiram o prédio à força se declarou culpado para poder fazer um acordo em que ficará preso “só” de 41 a 51 meses. Trata-se do rapaz de 34 anos que se fantasiou de viking naquele dia. Nos EUA, ele ficou conhecido como o “Shaman QAnon”, em referência a uma teoria da conspiração comungada pela extrema direita. No mundo todo, no entanto, ele é motivo de piada.

Fora a chacota e a prisão, há um outro final possível para a massa de manobra de líderes autoritários e violentos, como é o caso de Trump e de Bolsonaro. Esse final, infelizmente, é a morte. Foi esse o caso de quatro apoiadores de Donald Trump que tentaram invadir o Congresso americano, e de um dos policiais que trabalhava para conter a invasão.

Um dia antes do chamado golpista de Bolsonaro, seus apoiadores deveriam colocar a mão na consciência e decidir se é isso mesmo que querem para si e para o país. Provavelmente não o fizeram.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf