Embaixadores estrangeiros veem crise se agravar

Todos os posts, Últimas notícias

As manifestações de 7 de Setembro foram observadas com atenção pelos diplomatas estrangeiros que atuam em Brasília. Embaixadores avaliam que a crise institucional está longe de acabar com o presidente Jair Bolsnaro reforçando a narrativa contrária ao Supremo Tribunal Federal (STF). Representantes de diversos países trocaram mensagens neste feriado, reservadamente, para debater suas impressões sobre a situação política do Brasil.

Em São Paulo:Bolsonaro ataca Alexandre de Moraes e diz que ‘não cumprirá’ decisões do ministro

O GLOBO conversou com alguns deles, entre embaixadores, chefes de representação e diplomatas graduados de nove países relevantes na relação externa brasileira, das Américas, da Europa, do Oriente Médio e da África, que pediram para não serem identificados.

A avaliação dominante é que a situação ainda é bastante preocupante, mesmo sem atos de violência ou ruptura formal institucional nesta terça-feira em Brasília.

O tom da fala de Bolsonaro indica que a instabilidade deve seguir, o que pode prejudicar relações bilaterais e investimentos.

— Nenhum governo estrangeiro quer se envolver nesta questão, mas é claro que, para o Brasil e para as relações bilaterais o ideal é que o país saísse com um clima melhor deste dia, e não estamos vendo isso — afirmou um representante de um país europeu. — As incertezas sobre o Brasil vão continuar.

O Globo