Empresários antipetistas ficaram animados com ato fraco do MBL

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Bruno Ribeiro/Estadão

A participação de pré-candidatos do centro nas manifestações do domingo, 12, encheu de ânimo parcelas do empresariado e do mercado que ainda acreditam na construção de uma alternativa à polarização Lula-Bolsonaro. Primeiro, porque eles avançaram casas: deixaram a fase da conversa de bastidores para, sob a luz do sol, subirem nos palanques, onde disseram o que pensam. Mas também porque, a despeito das provocações do PT e de Bolsonaro, os presidenciáveis ainda não trocaram farpas entre si, o que foi lido como sinal para futuras alianças.

Em conversa com a Coluna, porta-vozes desses grupos não minimizaram o fato de a manifestação de domingo ter contado com adesão menor do que a do 7 de Setembro e a da esquerda, em julho.

Porém, eles entendem que agora os pré-candidatos têm de sair da toca. Alguns, para ganhar traquejo, como Simone Tebet (MDB), Henrique Mandetta (DEM) e Alessandro Vieira (Cidadania). Outros, como Ciro Gomes (PDT), João Doria e Eduardo Leite (ambos do PSDB), para modelarem o discurso.

Claro, e para ficarem mais conhecidos. Bolsonaro e Lula têm recall e superexposição diária.

Um interlocutor de grandes investidores internacionais diz que eles ainda acreditam no surgimento de uma terceira via. Citam o exemplo da eleição do governador Romeu Zema (Novo) em Minas, na reta finalíssima.

Após a Paulista, Ciro Gomes participou da série de lives do grupo Parlatório SA. Empresários, economistas e juristas integram o grupo e encabeçam o projeto para ouvir diferentes projetos para 2022.

Estiveram na live o empresário Jorge Gerdau, o ex-ministro do STF Ayres Britto, o ex-ministro Luiz Furlan e o embaixador Rubens Barbosa.

A organização do ato de domingo, 12, tenta botar panos quentes na indisposição entre MBL e Vem Pra Rua por causa do boneco que retratava Lula e Bolsonaro como siameses, inflado na Paulista.

Líderes do Vem Pra Rua entenderam que não seria um problema criticar Lula, já que o PT se negou a estar no ato. A porta-voz Adelaide Amaral chegou a mediar conversas com a esquerda no caminhão do Vem Pra Rua, mas não houve recuo quanto ao bonecão inflável.

Empenhado em atrair a esquerda, o líder do MBL Renan Santos chamou a atitude do Vem Pra Rua de “infantil” e “deprimente” e afirmou que a provocação poderia levar “uma construção para o buraco”.

Na prática, a esquerda, arisca, prefere avaliar o ato como se tivessem sido dois: um do MBL e um do Vem Pra Rua. Para Isa Penna (PSOL), sim, a provocação contra petistas pode ter um preço caro.

“Vai dificultar. Se todos abraçarem suas próprias pautas não conseguiremos o objetivo principal da frente ampla que é tirar o Bolsonaro”, disse à Coluna a deputada estadual, que elogiou o “exercício de democracia” demonstrado no caminhão do MBL.

O pixuleco siamês deve ser explorado pelo PT como parte do malabarismo discursivo para justificar a não adesão aos próximos atos de frente ampla contra Bolsonaro.

Estadão

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf