Lula não irá aos atos de 7 de setembro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Amanda Perobelli/Reuters

Ao contrário de outros partidos e lideranças de oposição, que têm recomendado que seus militantes não participem de atos contra Jair Bolsonaro no 7 de setembro, os deputados e senadores do PT vão à manifestação em São Paulo e estão convocando seus militantes. Só Lula não deve ir – segundo a presidente do partido, Gleisi Hoffman, para não “partidarizar” o debate.

“Não queremos que o 7 de setembro se transforme em uma disputa Lula x Bolsonaro”, diz Gleisi, para quem não é hora de medir forças contra o presidente da República. A forma que o petista encontrou de se contrapor a Bolsonaro foi fazer um discurso transmitido nas redes sociais hoje às 19h, para falar entre outros assuntos de economia, com foco na alta da inflação.

O PSOL também está convocando para as manifestações que ocorrerão em todo o país, como parte da programação do Grito dos Excluídos, que acontece todo ano no 7 de setembro. Guilherme Boulos, que foi o candidato do partido em 2018, estará no palanque no Vale do Anhangabaú, nos atos realizados em São Paulo. Fernando Haddad, que foi o candidato do PT contra Bolsonaro, também vai falar.

Ao longo da semana, lideranças da oposição como Ciro Gomes (PDT), Marcelo Freixo (ex-PSOL e atual PSB) e Marina Silva (Rede) recomendaram que seus seguidores não fossem aos atos. “Evitem ir para a rua”, disse Ciro Gomes no último sábado. “Bolsonaro quer produzir um ou muitos cadáveres para justificar o apelo ao autoritarismo e para trocar o debate sobre saúde, emprego, moradia, salário, crediário, carestia para esses temas malucos que ele introduziu na vida brasileira.”

Para os petistas, porém, não ir às manifestações seria ceder à uma tentativa de intimidação de Bolsonaro. “Não somos nós que estamos pregando a violência, se alguém tiver responsabilidade sobre algum episódio violento, ele se chama Jair Bolsonaro”, diz Gleisi, que não acredita que vá haver conflitos.

A presidente do PT afirma que os partidos de esquerda, além de governadores e forças de outros campos políticos, estão conversando sobre fazer uma mobilização ampla em defesa da democracia contra Bolsonaro nos próximos dias.

Gleisi, porém, diz que os petistas não participarão do ato promovido pelo Movimento Brasil Livre (MBL) e outros grupos de direita e de centro-direita marcado para o dia 12. “Esse é um ato deles para demarcar o campo político da direita, assim como já fizemos os nossos e eles não participaram”, diz Gleisi.

O deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que também irá à manifestação da esquerda amanhã, defende que os partidos não podem ser acuados pelo bolsonarismo. Ele cita como exemplo o fato de que militantes do PSDB paulistano também estão prometendo participar do Grito dos Excluídos em São Paulo. “Se até o PSDB vai pra rua, não seria o PSOL que ficaria em casa”, diz Valente.

O Globo 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf