PM monta esquema de revista no metrô amanhã

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert

Grupos pró e contra o presidente Jair Bolsonaro se organizam para realizar atos no feriado de 7 de Setembro na região central da capital paulista, o que desperta a atenção de autoridades da segurança pública e da mobilidade urbana.

Além da expectativa de um grande volume de pessoas nas ruas, o que por si só já demanda operações especiais, a rivalidade entre os dois grupos e a proximidade geográfica entre as duas manifestações gera temor de possíveis confrontos, não apenas na região central da cidade, mas ao longo da malha do transporte público que atende São Paulo.

Manifestantes contra o presidente Jair Bolsonaro irão se reunir no período da tarde no Vale do Anhangabaú, após conseguirem autorização da Justiça para a realização do ato. Já os bolsonaristas deverão ocupar a avenida Paulista, também na tarde desta terça (7).

O Metrô afirma que as linhas 1-azul, 2-verde, 3-vermelha e 15-prata terão operação normal, como a de um dia útil, durante a segunda (6) e a terça-feira, o que significa oferta maior de trens na comparação com um feriado comum.

Além disso, no dia dos protestos, haverá reforço na operação da linha 2-verde, que atende a região da Paulista.

Nas linhas 4-amarela e 5-lilás, a oferta de trens no feriado de 7 de Setembro será equivalente à de um domingo, mas, caso necessário, a operação poderá ser ajustada ao longo do dia, segundo a companhia.

A companhia não informou se haverá alguma divisão de vagões no dia para evitar encontros entres os grupos opostos.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, a orientação é para que os usuários comprem antecipadamente os bilhetes, para evitar aglomerações nas bilheterias no dia dos protestos. Caso necessário, o acesso às plataformas pode ser controlado de modo a evitar acidentes.

A Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos afirma que, além do Metrô, os ônibus intermunicipais e a CPTM (trens que atendem a Grande São Paulo) vão monitorar suas operações, e as equipes estão preparadas para fazer ajustes na circulação, se for necessário.

O efetivo será reforçado com cerca de 3.600 policiais militares durante os protestos na capital paulista. Além disso, integrarão o esquema uma equipe de mediadores da PM —agentes que possuem cursos de gerenciamento de crises e terão o papel de facilitar a comunicação da instituição com os manifestantes.

Segundo a PM, em relação ao ato na avenida Paulista, ficou acertado que os grupos se concentrarão no perímetro que compreende a avenida Brigadeiro Luís Antônio e a praça dos Ciclistas, das 11h às 18h. Já o ato no Vale do Anhangabaú ocorrerá das 14h às 17h.

A polícia afirma que carros de som e veículos que forem utilizados nas manifestações deverão passar por uma fiscalização prévia e só terão acesso aos locais com aprovação do Comando de Policiamento de Trânsito.

A Polícia Militar também pretende revistar os manifestantes. Será proibido o porte de objetos que possam, de alguma forma, ferir outras pessoas presentes nas manifestações.

Entre os itens que não poderão entrar nas regiões dos protestos estão armas brancas e de fogo, bastões, fogos de artifício, sinalizadores e drones.

A Secretaria da Segurança Pública afirma que, em razão dos atos, as linhas de ônibus que passam por esses locais serão ajustadas.

A SPTrans confirmou que ao menos 33 linhas de ônibus terão seus itinerários alterados. Em nota, a empresa afirma que os desvios das linhas que operam nos locais envolvidos vão seguir orientação do comando policial no local.

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) não informou à reportagem quais vias serão interditadas, o que poderá afetar o trânsito de veículos, especialmente na região central.

Por telefone, a assessoria de imprensa da pasta afirmou que a organização e a definição de eventuais interdições cabem à PM e que a CET irá dar o suporte técnico necessário caso seja demandada pela polícia.

Responsáveis pelo protesto contrário ao presidente informaram à Polícia Militar, em reunião na última terça, que o público estimado é de 20 mil a 30 mil pessoas. Já a manifestação bolsonarista avisou que espera 2 milhões de pessoas na região da avenida Paulista.

Segundo os responsáveis pelos protestos de oposição, não interessa ao grupo entrar em uma guerra sobre quem enche mais as ruas. Além disso, destacam que os protestos serão de alcance nacional. Balanço desta quinta (2) previa 80 atos em cidades das cinco regiões do país.

Líderes da Campanha Fora Bolsonaro concordam com parte dos pedidos da gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), mas resistem à responsabilização por eventuais casos de vandalismo.

O argumento é o de que cabe à GCM (Guarda Civil Metropolitana) e à SSP cuidar da segurança do patrimônio e dos manifestantes.

As imposições da prefeitura para o uso do Anhangabaú ocorrem porque o espaço recém-reformado (ao custo de R$ 100 milhões) foi concedido à iniciativa privada em 2020 (a outorga é de R$ 6 milhões).

A gestão está em fase de transição para o grupo que assumirá a operação da área. Enquanto isso, a administração ainda compete ao município. ​

Folha de S. Paulo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf