Ricos vão na direção oposta dos pobres e apoiam Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Andressa Anholete/Getty Images

Os eleitores mais ricos aumentaram sua aposta em Jair Bolsonaro nos últimos dois meses. É o que mostra a pesquisa Datafolha divulgada ontem à noite.

Caiu de maneira significativa a taxa de reprovação do presidente nessa fatia do eleitorado, caracterizada pela renda mensal acima de dez salários mínimos (R$ 11 mil na média nacional).

Em julho, 58% desaprovavam a maneira como Bolsonaro conduzia o governo. Agora, são 46%. Ou seja, houve uma melhoria de doze pontos percentuais na avaliação desse segmento de eleitores.

Nele, se destacam os empresários: 47% classificam como “ótima” ou “boa” a maneira como Bolsonaro governa. É o único grupo pesquisado onde a aprovação supera a crítica (34% de “ruim” e “péssima”).

Os resultados sugerem uma tendência de avaliação gradualmente favorável a Bolsonaro entre os mais ricos. Em julho, a desaprovação detectada pelo Datafolha já estava cinco pontos abaixo do índice do segundo trimestre. Agora ficou ainda menor, em doze pontos.

Essa percepção é absolutamente contrária à da ampla maioria do eleitorado. Está na contramão da opinião que prevalece na classe média e nos mais pobres, onde se concentram oito de cada dez brasileiros aptos a votar.

Mais atingidos pelos desarranjos da economia, traduzidos no vigor da inflação e do desemprego, são esses os responsáveis pelo nível recorde de repúdio ao governo: 53% de reprovação e somente 22% de “ótimo” ou “bom”. É 21 pontos acima do registrado há nove meses.

Mauro Paulino e Alessandro Janoni, diretores do Datafolha, anotaram a resiliência dos eleitores mais ricos. Ao apresentar a pesquisa, chamaram a atenção para dois aspectos do histórico desse segmento que qualificam como “estratégico” para Bolsonaro.

Eles foram os primeiros a “despertar” para o candidato PSL em 2018. E, também, foram os pioneiros no “desembarque” do apoio ao presidente durante o desgoverno da pandemia, que matou mais de 589 até ontem.

É a elite do eleitorado, mais ampla que a fração de bolsonaristas fiéis, restrita a 11% (já foi 17%) da amostra de 3.667 eleitores entrevistados nesta semana, e identificada por critérios como voto declarado, confiança e avaliação.

Pelo comportamento recente, a maioria desse grupo não se autojustifica em compromisso de fidelidade com o bolsonarismo. Paulino e Janoni sugerem aguardar, para ver se os mais ricos “anteciparão ou não movimentos que poderiam se espalhar”, como em 2018. É condimento de suspense numa eleição que vai acontecer em 13 meses — tempo equivalente à eternidade na política.

Veja

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf