Agora, MPF corre atrás de “código de ética” para evitar PEC contra seus abusos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: REUTERS/Adriano Machado

Integrantes do Ministério Público têm comemorado a derrubada do texto da PEC que altera a composição do Conselho Nacional do MP, mas aguardam uma reação de Arthur Lira (PP-AL) para tentar emplacar a proposta.

Procuradores e promotores temem uma manobra do grupo liderado pelo presidente da Câmara com apresentação de um novo texto, que resultaria em uma nova votação em que Lira possa reverter a derrota por apenas 11 votos.

Lira busca os possíveis traidores e disse após a votação que o “jogo só acaba quando termina”.

Em tese, após a derrubada do substitutivo na quarta (20), o texto original da PEC e destaques supressivos podem ser votados.

“O resultado da votação transmite um recado claro de que propostas como essa têm de ser discutidas a fundo, sem acordos açodados, nem atalhos regimentais, em benefício da sociedade e do próprio processo democrático”, disse ao Painel Ubiratan Cazetta, a Associação Nacional dos Procuradores da República.

A ordem entre os integrantes do MP é aguardar o próximo passo do presidente da Câmara.

Enquanto isso, as entidades que representam a classe devem se reunir com o Procurador-Geral da República, Augusto Aras, para pedir celeridade na apresentação de uma proposta de código de ética.

Como presidente do CNMP, cabe a Aras apresentar o texto. O objetivo de apresentar com rapidez a proposta é se antecipar a Lira e esvaziar o discurso de que o MP não é fiscalizado e e seus integrantes não seguem qualquer código de conduta.

Folha de S. Paulo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf