Filha de Bolsonaro fura fila em colégio com 70 candidatos por vaga

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Colégio Militar de Brasília

O Colégio Militar de Brasília (CMB), onde a filha do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) conseguiu uma vaga sem passar pelo processo de seleção após o pedido do pai, terá a disputa de 1.057 candidatos para 15 vagas.

As inscrições no concurso de admissão para o ano de 2022 foram voltadas apenas para o 6º ano do Ensino Fundamental, ano escolar que a filha do presidente, Laura Bolsonaro, de 11 anos, estará no próximo ano.

Segundo as informações divulgadas pelo Colégio, as provas de admissão aconteceram no dia 17 de outubro com os protocolos de segurança contra a covid-19 e para a participação no processo seletivo deveria ser paga a taxa de R$ 95.

A prova foi composta de questões de múltiplas escolhas de Matemática, Língua Portuguesa e Produção Textual (Redação) e teve a duração de 3 horas e 30 minutos. O gabarito do exame foi disponibilizado no dia 18 de outubro.

“Como medida de manutenção da segurança sanitária de todos os envolvidos, o CMB se esmerou em seguir todos os protocolos de segurança e ações de prevenção à pandemia.”

Segundo o edital, todo o processo de admissão no Colégio Militar de Brasília é composto por:

Exame Intelectual, com caráter eliminatório e classificatório para todos os candidatos inscritos;

Revisão médica e odontológica, de caráter eliminatório; e

Comprovação dos requisitos biográficos dos candidatos, de caráter eliminatório.

A Folha divulgou que o chefe do Executivo havia solicitado ao comandante do Exército, general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, o ingresso de Laura no Colégio Militar de Brasília sem a necessidade de fazer o processo de seleção e um promovesse um tratamento especial à menina. Essa informação foi confirmada à Folha pelo CCOMSEx (Centro de Comunicação Social do Exército) no final de agosto.

Ontem a coluna Poder, da Folha de S.Paulo, divulgou que o Exército colocou sigilo no acesso aos documentos que alicerçaram a autorização da admissão da filha do presidente sem ter passado pelo processo seletivo do Colégio Militar de Brasília.

No argumento para a exigência de sigilo sob os documentos, o Exército apontou riscos de segurança ao presidente e sua filha. Através da LAI (Lei de Acesso à Informação) a Folha solicitou acesso ao pedido de Bolsonaro, a decisão do Decex (Departamento de Educação e Cultura do Exército) e do general Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

O Exército se negou a enviar os documentos solicitados e afirmou que eles estão reservados e o sigilo decretado sobre eles é até o fim do mandato de Bolsonaro “ou do último mandato, em caso de reeleição”.

“As informações solicitadas são classificadas como reservadas, em virtude da possibilidade de colocarem em risco a segurança do presidente da República e respectiva filha”, declarou o Exército à Folha após impedir o acesso aos documentos.

O UOL também tenta contato com o Exército. Em caso de posicionamento, a nota será atualizada.

Uol 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf