Globo leva médicos ao ar para denunciarem Prevent Senior

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Pelo menos sete mortes foram omitidas do estudo da Prevent Senior que tentou provar a eficácia da cloroquina no tratamento da Covid-19, afirmam os médicos autores de um dossiê com denúncias contra a operadora de Saúde. Segundo o documento, a pesquisa foi manipulada para defender o uso do medicamento.

— Eles nos chamaram para revisar os dados depois até que o estudo já estava escrito — afirma George Joppert, ao Fantástico, da TV Globo, um dos 12 médicos autores do dossiê contra a Prevent Senior.

A reportagem do Fantástico exibiu, pela primeira vez, três médicos falando abertamente das denuncias que fizeram contra a operadora. Eles podem ser convocados para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid.

— A intenção de denunciar também é expôr a fraude de tratamento precoce e do suposto sucesso de gestão — diz Walter Correa, que trabalhou oito anos para a empresa.

A CPI já ouviu nesta semana a advogada Bruna Mendes Morato, responsável por ajudar os médicos a elaborar um dossiê com denúncias envolvendo a Prevent Senior. O material compilado foi entregue à comissão e cita uma série de irregularidades cometidas pelo plano de saúde durante a pandemia.

Segundo ela, a empresa trabalhava em sintonia com o grupo conhecido como Gabinete Paralelo da Saúde, que assessorava o presidente Jair Bolsonaro. O objetivo, segundo ela, era difundir o uso de medicamentos ineficazes contra a Covid para passar a sensação de segurança e, assim, evitar que fossem decretadas medidas de isolamento que prejudicassem a economia.

Ao Fantástico, a médica Andressa Joppert, que é casada com George, relatou que era pressionada a prescrever hidroxocloroquina até para pacientes com problemas cardíacos. No entanto, a bula do medicamento contraindica o uso, assim como o próprio protocolo da Prevent Senior.

— Mesmo com aquela contraindicação, fui orientada. Não prescrevi e fui chamada atenção — conta.

Os médicos que denunciaram a operadora afirmam que a distribuição do ‘kit Covid’, um coquetel de medicamentos comprovadamente ineficazes contra a doença, era uma forma de reduzir o número de pacientes que procuram os hospitais para tratamento. Dessa forma, os custos também cairiam. Os médicos dizem ainda que, também por isso, outras práticas foram adotadas, como dar altas antes do momento certo, evitar determinados procedimentos mais caros e até mesmo pressão para liberação de leitos da UTI.

— Importa é o fluxo, o número. Não importa o paciente — afirma Walter Correa.

A Prevent Senior tem hoje mais de 500 mil clientes e, no ano passado, o lucro da operadora de saúde chegou a quase meio bilhão de reais.

Ao Fantástico, a empresa alegou que jamais adotou protocolos para redução de custo, que investigações técnicas esclarecerão os fatos, e que os médicos estão mentindo e forjando acusações, montadas a partir da manipulação de mensagens por três médicos demitidos da empresa por condutas irregulares, dentre elas, casos de mau atendimento a pacientes que resultaram em boletins de ocorrência.

O Globo

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf