Lanterna nas pesquisas, Leite diz que não tentará reeleição

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Guito Moreto/Agência O Globo

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, procurou no debate de ontem defender uma composição que vá além do antagonismo frente ao presidente Jair Bolsonaro e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Leite se mostrou contrário à reeleição e fez questão de afirmar que não será candidato a um segundo mandato em 2026 caso saia vitorioso das urnas em outubro do ano que vem.

Para o governador gaúcho, a estratégia para a eleição do ano que vem passa por entender as razões que levam os eleitores a escolherem Lula ou Bolsonaro, de forma a atrair esses votos no ano que vem.

“Acho que não devemos ir para a eleição de 2022 contra Lula ou contra Bolsonaro. Temos que ir a favor do Brasil. Se é para fazer política do contra, tem que ser contra a miséria, contra o desemprego, contra a inflação, contra todos esses problemas que estão aí”, frisou.

Ele lembrou que esse posicionamento pode ser fundamental para que o presidente eleito no ano que vem consiga tocar reformas que são espinhosas, porém necessárias, como avanços em privatizações, reforma tributária e reforma administrativa. “Não adianta ganhar a eleição sendo contra os outros e falar em unir o Brasil depois que promoveu mais divisão.”

Sobre a reeleição, Leite afirmou que pretende partir do exemplo dado por ele mesmo ao não se candidatar a repetir o mandato de prefeito de Pelotas. Ele lembrou que, na disputa ao governo do Estado em 2018, teve 90% dos votos na cidade que administrou.

“Acho que só se viabiliza a discussão sobre reeleição se for por um presidente que não seja candidato à reeleição”, frisou Leite após o debate, afirmando que a reeleição num sistema com a fragmentação partidária existente no país pode ser um problema. “A construção das alianças acaba fragilizando governos e dificultando que se foque nas reformas mais importantes”, disse.

Leite também ressaltou que as prévias do PSDB trazem a oportunidade de discussão sobre temas delicados, como o apoio do governador de São Paulo, João Doria, ao então candidato a presidente Jair Bolsonaro em 2018, no que ficou conhecido como “Bolsodoria”.

“Trazer temas como o que foi a questão do ‘Bolsodoria’ não tem ataque nenhum. Quem cunhou o termo não fui eu, foram eles mesmos na campanha”, disse. “Acho que nesse processo que o PSDB está vivenciando das prévias a gente deve sim tratar dos temas que a gente sabe não serão evitados pelos adversários.”

Valor Econômico

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf