Mourão diz que Bolsonaro será apedrejado na COP26

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB) minimizou a ausência do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, a COP26, em Glasgow, na Escócia. Bolsonaro embarcou, na quinta-feira (28/10) para a reunião da cúpula do G20, na Itália. Mourão assumiu como presidente interino até o retorno do mandatário.

“O presidente Bolsonaro sofre uma série de críticas. Ele vai chegar num lugar e todo mundo vai jogar pedra nele. Se a gente pergunta se todo mundo quer mudança, todo mundo quer. Mas ninguém quer mudar, e todo mundo tem que mudar para a gente atingir os objetivos”, afirmou Mourão, na manhã desta sexta-feira (29/10).

O presidente interino elencou três fatores, pelos quais Bolsonaro sofre críticas ao não ir ao evento: “Existe a questão política. O nosso governo é de direita, e a maioria das pessoas que têm realmente uma consciência ambiental maior são de esquerda. Então, há crítica política embutida nisso aí”, sugeriu o general.

“Tem a questão econômica. Sempre uma busca de uma barreira em relação à pujança do nosso agronegócio, querendo dizer que ele provém de área desmatada da Amazônia, o que não é uma realidade. E, óbvio, a questão ambiental embutida”, reforçou o vice-presidente.

A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2021, será realizada entre 31 de outubro e 12 de novembro de 2021, sob a presidência do Reino Unido. A princípio, Mourão que também preside o Conselho Nacional da Amazônia Legal (Cnal), chefiaria a comitiva para a solenidade, mas o presidente designou o ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite.

Na segunda-feira (25/10), o ministro disse que levaria “o Brasil real” à conferência. “A gente vai levar um Brasil real para a COP do Clima, um Brasil empreendedor, um Brasil, como o próprio ministro [da Economia] Paulo Guedes comentou, que realmente faz uma atividade verde”, disse Leite, durante lançamento do Programa Nacional de Crescimento Verde, no Palácio do Planalto.

Metrópoles

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf