Boulos vai pedir à Justiça que retire touro dourado diante da Bovespa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

O pré-candidato do PSOL ao Governo de São Paulo, Guilherme Boulos, vai entrar com uma ação popular pedindo que a Prefeitura de São Paulo retire o Touro de Ouro instalado em frente à Bolsa de Valores brasileira, a B3, na região central da capital paulista.

Boulos argumentará que houve uso indevido de espaço público e desvio de finalidade na instalação da peça.

Inaugurado na terça-feira (16), o Touro de Ouro não durou um dia sem ser alvo de protestos. Na manhã de quarta (17), ativistas se reuniram para colar na peça um cartaz onde se lê “fome”.

O ato foi “um recado direto ao governo Bolsonaro e a toda a elite brasileira que sustenta o presidente”, afirma Tabata Luz, integrante dos movimentos Fogo no Pavio e Raiz da Liberdade, responsáveis pela manifestação.

A escultura é uma réplica do Touro de Wall Street, localizado no distrito financeiro de Nova York. A versão brasileira foi batizada de Touro de Ouro por ser dourada. A original é de bronze.

A B3 afirmou em nota que a escultura “homenageia a força e a coragem do brasileiro, além de ser um presente para a cidade de São Paulo, visando à revitalização do centro histórico da cidade”.

“Esculturas de touro, que representam o otimismo com o mercado financeiro, estão presentes em centros financeiros de diversas cidades no mundo, como Nova York e Frankfurt”, complementou.

O número de investidores na Bolsa brasileira avançou nos últimos meses, mas ainda representa uma parcela pequena da população.

No jargão do mercado acionário, o touro representa os momentos de alta da Bolsa, pois o touro chifra para cima.

A versão brasileira foi instalada em frente ao prédio da Bolsa, na rua 15 de Novembro, e está autorizada pela Subprefeitura Sé a permanecer no local por três meses.

O Touro de Ouro foi idealizado em parceria com o sócio da XP e presidente da empresa de educação financeira Vai Tourinho, Pablo Spyer —também conhecido por apresentar o programa Minuto Touro de Ouro, na Jovem Pan—, e concebido pelo artista plástico e arquiteto Rafael Brancatelli.

Folha  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf