Com preço dos combustíveis disparando, Petrobras vende mais que produz

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sérgio Lima/Poder 360

A Petrobras informou que não conseguirá atender a todos os pedidos de combustíveis feitos pelas distribuidoras para o mês de dezembro. Segundo a estatal, a demanda é “atípica“, a exemplo do que ocorreu em novembro.

A empresa disse que os pedidos têm sido maiores que o normal e que outras empresas no Brasil podem importar os produtos. Atualmente, cerca de 25% do diesel consumido no Brasil é atendido por importações.

“Assim como no mês de novembro, os pedidos de diesel encaminhados pelas distribuidoras para o mês de dezembro foram atípicos e superiores ao mercado esperado para este período”, afirmou a Petrobras em nota enviada à Reuters na última 6ª feira (19.nov.2021).

“Após avaliação de disponibilidade, considerando nossa capacidade de produção e oferta, o volume aceito foi inferior aos pedidos recebidos”, completou.

A estatal disse também que “o atendimento do mercado segue normal, sem notícias de desabastecimento”.

Em outubro, quando comunicou que não atenderia à demanda deste mês, a Abrava (Associação Brasileira dos Condutores de Veículos Autônomos) enviou um comunicado aos caminhoneiros sobre o risco de desabastecimento de diesel, que não aconteceu.

Nelio Wanderley, especialista em gestão de mercado de combustíveis ouvido pelo Poder360, explicou que, “a Petrobras cortou [o fornecimento] porque realmente não tem o produto de fato”.

Segundo Wanderley, com a confirmação da falta do combustível na estatal, os preços tendem a subir. “As distribuidoras não têm muito o que fazer. Ou elas ficam sem ou vão ter que comprar mais caro das importadoras mesmo.”

A Petrobras afirmou que tem realizado “investimentos em seu parque para aumentar a capacidade” de processamento, entre outras melhorias.

Poder 360

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf