Lula pergunta à esquerda por que ela deixou acontecer um Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Ricardo Stuckert/PT

“O que nós [da esquerda] deixamos de fazer?”, provocou Lula, ontem, num evento em Madri. Falava para uma plateia do Partido Podemos, fenômeno da política espanhola — tem somente seis anos de existência e é dono de 5 das 54 cadeiras no Parlamento Europeu.

“Tem uma luta pra esquerda fazer” — continuou — “e a direita surgiu pra desafiar a gente outra vez. Nós temos que ver o discurso deles, analisar. Por que essa gente voltou a convencer uma parcela da sociedade? Por que essa gente deu uma eleição ao [Donald] Trump e não ao [Partido] Democrata que tinha um símbolo de uma mulher [Hillary Clinton] concorrendo à presidência?”

Fez uma pausa, como se estivesse refletindo, enquanto andava pelo palco. “Qual foi a mentira que eles contaram? Qual foi a mentira que fez surgir aqui o Fox [canal de televisão conservador, que replica em espanhol a programação da Fox americana], mais à direita do que a direita? Qual é o problema que faz a França, sabe, ter dois candidatos de extrema direita? Não é mais a [Marine] Le Pen que é mais a extrema direita, tem alguém mais à direita do que ela.”

Abriu os braços e prosseguiu, enfático: “Como é que pode ter surgido Bolsonaro no Brasil? Ô gente, vocês que não são brasileiros… O Bolsonaro era deputado há 28 anos! Não tinha um brasileiro que levasse ele a sério. Você não conhece um discurso dele, não conhece um projeto dele, e de repente esse cara vira presidente da República? Com base em que mentira? Nós temos que analisar isso. E não deve ter sido só erro deles [os eleitores], deve ter sido erro nosso [da esquerda]. O que é que nós deixamos de fazer?”

Para Lula, é preciso pensar nessas questões, “para que a gente comece a ter certeza de que vale a pena a gente lutar, porque a única luta que a gente perde é aquela que a gente não tem coragem de fazer. E aí, juventude, pelo amor de Deus, uma das coisas que está fazendo a extrema direita crescer é a negação da política. A quem interessa a negação da política? Interessa pra eles.”

Evoca seus 76 anos de idade para nova provocação à maioria jovem do auditório: “Vocês que são espanhóis, brasileiros, portugueses, quando vocês acharem que um político que está governando não vale nada, que um deputado não vale nada, que um prefeito não vale nada, que o governador não vale nada, quando vocês tiverem certeza de tudo isso, pelo amor de Deus, ainda assim não desistam da política, porque o político perfeito que você sonham tá dentro de vocês. Entrem na política, mudem a história do país, mudem a história da política. Não desistam!”

Lula está na pista — “é isso que me faz voltar, é o desafio que tenho”—, porém reluta assumir a quinta candidatura presidencial em três décadas pelo Partido dos Trabalhadores. Não esconde a vontade de “querer ser candidato a presidente outra vez”. Mas prefere esperar o verão passar, “vou decidir entre fevereiro ou março”. Motivo: “Tem muita conversa pra fazer ainda”.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf