Movimentos sociais desistem de pedir impeachment de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Lucas Neiva/ Congresso em Foco

Depois dos momentos de efervescência nas ruas, com manifestações pró e contra o governo em setembro e outubro, movimentos de oposição a Jair Bolsonaro resolveram deixar as manifestações de lado por entender, entre outros motivos, que não há clima para o atendimento da principal pauta defendida: o impeachment do presidente. Atos que estavam inicialmente previstos para o feriado de 15 de novembro, data da proclamação da República, foram cancelados e não há previsão de realização de novos protestos.

O Movimento Brasil Livre (MBL) organizou em setembro um ato em que procurava reunir apoiadores da terceira via contra Lula e Bolsonaro. Os atos tiveram adesão muito abaixo do esperado. O deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP), um dos fundadores do MBL, afirmou que as manifestações não fazem mais parte da agenda do movimento no curto e médio prazo. “A gente viu que não tem clima para mobilização. No fim, isso pode beneficiar mais o governo do que atrapalhar”, disse ele ao Congresso em Foco.

Kataguiri explica que a prioridade do MBL não está mais na organização de manifestações, mas na discussão de pautas relacionadas às eleições de 2022. Desde 2016 que o movimento lança candidaturas, tanto em nível estadual e municipal quanto em nível federal. Ao seu ver, a própria prioridade para as eleições já se torna um obstáculo para uma nova manifestação.

As maiores manifestações contra Bolsonaro foram organizadas por partidos e movimentos alinhados mais à esquerda e que mantiveram o impeachment como principal pauta em todos os seus atos. Entre eles, a campanha Fora Bolsonaro, encabeçada pelo filósofo José Moroni. Para ele, uma série de elementos levaram à estagnação dos atos.

O principal deles, na avaliação de Moroni, foi o esgotamento dos meios pelos quais o presidente poderia ser cassado. “As autoridades judiciais já se manifestaram contra a cassação de Bolsonaro e, no Congresso, ninguém consegue furar o bloqueio de Arthur Lira. É difícil você manter um ritmo de manifestações quando não se vê mais perspectiva de mobilização nas instituições. Ainda há também o Augusto Aras [procurador-geral da República], que senta em cima de todas as denúncias contra Bolsonaro”, citou.

A campanha não deixará de atuar no mês de novembro, mas desta vez juntando-se aos atos previstos para o Dia da Consciência Negra (20). “Tradicionalmente, é o dia de protagonismo do Movimento Negro, e a pauta é o combate ao racismo. Nós não queremos tirar esse protagonismo e nem a importância dessa pauta. Então vamos apenas agregar a nossa campanha à deles”, explicou Moroni.

Os primeiros dias de setembro foram, em sua análise, um fator determinante para o aquecimento dos atos contra o presidente. “Aquela tensão colocada pelo próprio governo no Sete de Setembro fez com que a população se manifestasse contra, era natural que fosse assim diante da possibilidade concreta de um golpe. Mas no momento em que se viu que Bolsonaro não tinha força para dar um golpe, a população ficou aliviada”.

A esperança de Moroni é de que, no início de 2022, as manifestações voltem a ganhar força, desta vez com um novo aspecto. “O que mais motivava as manifestações de 2021 foi a postura de Bolsonaro ao lidar com a pandemia. Mas agora o problema é outro. Temos pessoas recolhendo ossos para se alimentar. As manifestações serão contra essa gestão econômica desastrosa de Bolsonaro”, antecipa.

Para os meses finais do ano eleitoral, por outro lado, a expectativa é de um novo esfriamento. “Não sabemos ainda como vai ser a dinâmica das candidaturas nas eleições. Pode ser que se tenha um forte movimento contra o Bolsonaro, mas vai ser mais difícil construir uma unidade entre as forças perto de um momento eleitoral, em que várias candidaturas vão disputar esse protagonismo”, ponderou.

Congresso em foco

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf