Pesquisas mostram candidato de esquerda à frente no Chile

Todos os posts, Últimas notícias

Foto:REUTERS/Ivan Alvarado

Poucas semanas antes das eleições de segundo turno para a presidência do Chile, pesquisas eleitorais mostram vantagem do candidato da esquerda Gabriel Boric diante do candidato da extrema-direita, José Antonio Kast. As primeiras parciais divulgadas no país neste domingo, 28, pelo Instituto de Pesquisa Activa, feita entre os dias 23 e 26 de novembro com 1,5 mil pessoas e apresentando margem de erro de 2,5%, mostra Boric com 53,9% das intenções de voto e Kast com 31,2%. A segunda, feita pelo Instituto Cadem e com margem de erro de 3,1%, mostra o candidato da esquerda com 39% das preferências de voto e o da direita com 33% das intenções. O número de indecisos de acordo com essa pesquisa, porém, pode mudar o futuro da eleição: 28% das pessoas não pretendem votar ou ainda não sabem quem escolherão.

Quando não considera os votos indecisos, a pesquisa Cadem coloca o Boric com 54% das intenções de voto diante de Kast, com 46%. A maioria dos candidatos que escolhe o jovem deputado vindo do movimento estudantil tem entre 18 e 34 anos, pertence à classe alta ou média e vivem na região de Santiago. A maior porcentagem daqueles que optaram pelo advogado da extrema-direita, por sua vez, tem 55 anos ou mais é do sexo masculino e de classe alta. As pessoas das classes socioeconômicas mais baixas são maioria entre os indecisos. Uma das grandes dúvidas nestas eleições é quem o candidato liberal Franco Parisi, que ficou em terceiro lugar nas urnas, vai apoiar e qual a porcentagem de eleitores que o seu aceno vai levar aos candidatos. O segundo turno do Chile ocorre no dia 19 de novembro e a última pesquisa eleitoral deve sair na próxima semana, já que o país latino tem severas restrições e proíbe a divulgação de qualquer levantamento de dados de intenção de votos até 15 dias antes da população ir às urnas.

Jovem Pan 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf