Veja inventa que Lula vai desistir da candidatura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alexandre Schneider/Getty Images

Com Lula brilhando no exterior e com as pesquisas mostrando que vence no primeiro turno, a revista Veja inventa que o ex-presidente pensa em desistir da candidatura por medo da “poderosa” terceira via. Essa gente não se emenda. Confira, abaixo

Cresce entre potenciais adversários do ex-presidente Lula e até alguns aliados a tese de que, dependendo do andar da carruagem, o petista poderia pular fora da corrida presidencial e ceder a vaga a Fernando Haddad. O raciocínio por trás dessa ideia é que Lula só seguirá candidato se o cenário de polarização com o presidente Jair Bolsonaro persistir e se os nomes colocados como terceira via custarem a decolar. Quem defende essa tese diz que há alguns sinais claros que apontam nessa direção.

Um deles é que Lula chegou a se colocar mais abertamente como candidato ao Palácio do Planalto e depois recuou. Nas entrevistas mais recentes, o petista voltou a repetir que só vai decidir lá na frente seu futuro político. Foram várias as declarações recentes do ex-presidente sugerindo, também, que talvez atue apenas como “cabo eleitoral” em 2022.

O segundo sinal, aponta um aliado de Lula, está em São Paulo. Em tese, Fernando Haddad está colocado como candidato ao Palácio dos Bandeirantes. Mas ninguém tem se esforçado muito para amarrar um dos aliados mais tradicionais do PT: o PSOL. O líder sem-teto Guilherme Boulos também segue firme como pré-candidato ao governo. Nessa conta, se Fernando Haddad tiver que assumir a cabeça da chapa presidencial, Boulos seria o candidato da aliança PT-PSOL ao governo. E retribuiria o apoio ao ex-prefeito.

Outro suposto indício é que Lula não andaria se esforçando muito para participar de encontros com o mercado financeiro e do empresariado. Segundo um interlocutor, seria de se esperar que, como candidato, o ex-presidente se empenhasse em recuperar o apoio desses setores. Principalmente diante do clima de decepção em alguns segmentos com o governo Bolsonaro.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf