Direita e esquerda se unem na rejeição à chapa Lula-Alckmin

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

A despeito do incômodo dos petistas, segue animado o bailado entre os velhos inimigos Lula e Alckmin para a composição de uma chapa presidencial.

Ao atrair Alckmin para seu palanque, Lula constrói a narrativa de que é moderado e pacificador, está disposto a perdoar velhos inimigos em prol do bem do Brasil etc. etc.

É conversa fiada. A “moderação” de Lula é a de sempre: defende ditaduras, afirma que o mensalão e o petrolão nunca existiram e a Lava-Jato foi uma conspiração estadunidense, faz propostas economicamente irresponsáveis e suicidas, só se aconselha com petistas (a única pessoa de centro com quem conversa é o próprio Alckmin).

Já Alckmin diz que cogita apoiar Lula por causa da necessidade de formar uma aliança para barrar Bolsonaro e defender a democracia. É conversa fiada. Fazer chapa com Lula sem acordo programático, sem trazer mais ninguém junto, e de forma incondicional, não é aliança democrática. É adesão interesseira.

O que Alckmin quer é sair do limbo em que o jogou João Doria e voltar a ter algum protagonismo. Mas corre o risco de trocar seis por meia dúzia, e ir do limbo onde está direto para o limbo do Palácio do Jaburu. Ou alguém em sã consciência acredita que Alckmin terá voz ativa em um governo petista? Lula dará menos trela ao paulista do que Dilma deu a Temer. (Isso se o PT ganhar a eleição, o que é só certo na cabeça dos petistas.)

À medida que as conversas avançam, Lula ganha votos por conta da fachada da moderação e da magnanimidade, mas Alckmin se arrisca a perder votos entre seus eleitores mais conservadores — que são muitos.

É uma parceria torta: um só tem a ganhar, o outro tem muito a perder.

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf