Exigências do PSB podem levar Alckmin para o PSD

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Aliados do ex-governador Márcio França (PSB) estão pessimistas quanto à disposição do PT de abrir mão da candidatura do ex-prefeito Fernando Haddad ao governo de São Paulo em 2022 para apoiar o nome do pessebista.

Nos bastidores, como tem noticiado a coluna, o PSB vem exigindo o apoio do PT a seus candidatos a governador em São Paulo e outros quatro estados, em troca de topar filiar e indicar o ex-governador Geraldo Alckmin para ser vice de Lula.

Haddad, Lula e outros petistas, porém, dão sinais de que não pretendem abrir mão fácil de ter uma candidatura própria em São Paulo, maior colégio eleitoral do Brasil. Principalmente após os resultados de recentes pesquisas eleitorais.

Datafolha divulgada no sábado (18/12), por exemplo, mostrou Haddad em segundo na disputa ao governo paulista, com 19% das intenções de voto. Ele ficou atrás apenas de Alckmin, com 28%. França ficou em terceiro colocado, com 13%.

Entre políticos paulistas, a avaliação é a de que é bom para Lula ter dois palanques em São Paulo. Ou até três, caso o PSOL se alie ao PT no plano nacional e mantenha a candidatura de Guilherme Boulos ao governo paulista no próximo ano.

Para aliados de Márcio França, no entanto, o plano ideal seria o ex-prefeito da capital paulista desistir da eleição para governador e disputar uma vaga de senador ou até de deputado federal, na chapa do ex-governador do PSB.

Nesse domingo (19/12), França, Haddad, Lula e Alckmin jantaram juntos em São Paulo. O encontro foi promovido pelo grupo de advogados “Prerrogativas” e ocorreu no restaurante Figueira Rubayat, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo.

Metrópoles

 

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf