Inflação ultrapassará meta também em 2022

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reinaldo Canato/VEJA.com

Entre terça e quarta-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) se reúne pela última vez em 2021, e está com os olhos totalmente voltados para o próximo ano. Se neste ano a meta de inflação se perdeu completamente, o Banco Central tenta evitar o mesmo para o próximo ano e equilibrar com a atividade econômica, com previsões de baixa. Segundo o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira, os analistas do mercado financeiro apostam num cenário bem desafiador. A inflação deve chegar a 5,02% em 2022, em sua vigésima semana consecutiva de alta. A projeção é acima do centro da meta, de 3,50% e da margem de tolerância, de 5%. Já o PIB deve ficar em 0,51% no próximo ano. Esta é a nona semana consecutiva de baixa projetada pela pesquisa do Banco Central. Para este ano, os economistas projetam inflação de 10,18% e PIB de 4,71%.

Desde março, o Copom voltou a subir a taxa básica de juros para tentar segurar a alta dos preços. Da mínima histórica, de 2%, a Selic chegou a 7,75% em outubro e, segundo sinalização dada pelo BC na última reunião, deve subir mais 1,5 ponto, chegando a 9,25% ao final deste ano. Quando a alta começou, o cenário econômico brasileiro era de recuperação da economia, com a chegada das vacinas e a expectativa da normalização das atividades após a fase mais crítica da pandemia de Covid-19 no país. Porém, o cenário se inverteu. Com efeitos globais na cadeia de suprimentos, câmbio mais alto, problemas climáticos e alta dos preços, a economia brasileira passa a dar sinais de desaceleração. O PIB do 3º trimestre desse ano, por exemplo, recuou 0,1%. Com a queda de 0,4% no trimestre anterior, o país entrou em recessão técnica.

O desafio do Banco Central é equilibrar o controle inflacionário e a falta de produtividade da economia. Com a alta dos juros, o crédito para o consumidor e as empresas ficam mais caros, o que desestimula o consumo e também a atividade. Os economistas consultados pelo Focus apostam que, mesmo com o desafio de equilibrar o crescimento e a inflação, o BC continue subindo os juros. A previsão é de 9,25% para este ano e 11,25% para o próximo, e está estável em relação a consulta feita na semana anterior.

Veja

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf