Dilma e Lula se encontram para falar de eleições

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: André Coelho | Agência O Globo

Lula e Dilma marcaram para meados de janeiro um encontro em São Bernardo para falar de política. Quem pediu para agendar a conversa foi Lula, e o assunto principal devem ser as eleições de 2022. Embora se falem por telefone quase semanalmente, esta será a primeira vez que os dois vão se ver pessoalmente desde que o ex-presidente viajou para a Europa, em novembro.

Dilma não esteve no último evento público em torno de Lula, um jantar promovido pelo grupo de advogados Prerrogativas, que reuniu caciques políticos de vários partidos em São Paulo. Ela não foi convidada, mas vários defensores do impeachment que podem vir a apoiar Lula em 2022 estiveram lá.

O episódio provocou uma polêmica interna no PT, entre os que acreditam que exibir Dilma durante a campanha pode prejudicar Lula eleitoralmente e os defensores da ex-presidente.

No primeiro grupo está o vice-presidente do partido e ex-prefeito de Maricá, Washington Quaquá, que declarou que Dilma não tinha mais relevância eleitoral. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, rebateu as declarações. “A opinião individual de Washington Quaquá não corresponde ao papel da presidenta Dilma na história, no presente e no futuro do PT.”

O papel de Dilma na eleição, aliás, ainda não está definido. A ex-presidente vem dizendo aos aliados mais próximos que não quer mais se candidatar a nada, que já deu sua contribuição e que pretende cuidar de si e da família.

Em 2018, Dilma disputou uma vaga no Senado por Minas Gerais e teve 15% dos votos, mas ficou em quarto lugar e não foi eleita. No PT, há quem defenda que ela se candidate a deputada federal no ano que vem.

Embora não seja o assunto principal do encontro, a aliança com Alckmin certamente fará parte do cardápio. Aos aliados mais próximos no PT, Dilma tem dito que não vê vantagens para Lula na chapa conjunta com o ex-tucano. Para ela, Lula não ganha votos ao trazer o ex-adversário para perto e ainda pode perder aliados na esquerda, como os do PSOL, que vêm se manifestando contra a candidatura do ex-governador de São Paulo a vice-presidente.

A resistência de Dilma não é isolada no partido. Lideranças como Gleisi Hoffmann também têm dito nos bastidores que veem riscos na estratégia e que preferiam que a chapa de Lula em 2022 tivesse outra configuração. O deputado Rui Falcão chegou a expressar desacordo publicamente.

Dilma mora em Porto Alegre, mas está no Rio de Janeiro passando férias com a família. Na data da reunião, que só vai ocorrer depois do dia 10, a ex-presidente fará uma escala em São Paulo para conversar com Lula antes de voltar para casa.

O Globo

 

 

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf