Morte de guru de Bolsonaro conflagra esquerda e direita nas redes

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Morreu nesta terça-feira o pensador Olavo de Carvalho, que ficou conhecido como o guru do bolsonarismo, pela influência exercida no governo de Jair Bolsonaro. Até as 16h, no Twitter, o fato já havia repercutido em cerca de 500 mil publicações, segundo levantamento da consultoria Arquimedes. O cenário foi de forte polarização: enquanto os bolsonaristas, responsáveis por 28% dos perfis, lamentaram o óbito e publicaram homenagens a Olavo, perfis de oposição ao presidente foram maioria (72%) e optaram por lembrar frases e posicionamentos negacionistas do ideólogo de direita.

Principal pensador da nova direita no Brasil, Olavo foi um best-seller no conservadorismo brasileiro, com livros como “O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota”. Por meio de seu seminário de filosofia online, formou uma geração de conservadores e influenciou diversos membros do governo federal e políticos identificados com Bolsonaro, como Flávio, Carlos e Eduardo, filhos do presidente. Crítico ferrenho da esquerda, o pensador era adepto convicto de teorias da conspiração, se posicionava de forma contrária à vacinação contra a Covid-19 e às medidas de contenção da pandemia.

O comportamento de Olavo foi justamente o foco de dois dos posts que mais repercutiram entre os perfis de oposição, ambos publicados pelo youtuber Felipe Neto. No primeiro, o influenciador questiona a postura do ideólogo em relação à pandemia, ao lembrar que Olavo testou positivo para a Covid-19 no último dia 16, nove dias antes de sua morte. Oficialmente, porém, a causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo revelou a colunista do GLOBO Bela Megale, o médico particular do escritor negou que a causa do óbito tenha sido a doença.

“Olavo de Carvalho debochou da pandemia. Disse que NINGUÉM havia morrido de Covid no mundo, com milhões de mortos. Anti-vacina, contra lockdown, dizia que era tudo conspiração comunista. Ele pegou Covid dia 16/01. Teve sua morte anunciada hoje, 9 dias depois. Ainda sem anúncio da causa”, escreveu Felipe Neto. O post teve mais de 40 mil curtidas.

Minutos depois, o youtuber voltou a publicar sobre o assunto, em publicação que tem cerca de 25 mil curtidas, e comentou a relação de Olavo com setores da direita no Brasil.

“A extrema-direita agora vai tentar transformar Olavo de Carvalho em um mártir, um herói. Olavo é um dos grandes responsáveis pelo mar de lama no qual afundamos. É o guru de toda essa turma violenta e odiosa. E digo ‘é’, no presente, porque o homem perece, mas suas ideias não”, completou.

Já entre os perfis de direita, foi visto um reflexo do ele representava entre os conservadores. Um dos posts que registrou mais interações foi o do presidente Jair Bolsonaro, que classificou Olavo como “um dos maiores pensadores da história do nosso país”. Não são comuns as manifestações desse tipo por parte do chefe do Executivo, que desta vez decretou luto de um dia em todo o país pela morte do ideólogo. Conforme o GLOBO publicou em janeiro deste ano, o presidente é o mandatário que menos publicou esse tipo de decreto desde a redemocratização.

“Nos deixa hoje um dos maiores pensadores da história do nosso país, o Filósofo e Professor Olavo Luiz Pimentel de Carvalho. Olavo foi um gigante na luta pela liberdade e um farol para milhões de brasileiros. Seu exemplo e seus ensinamentos nos marcarão para sempre”, escreveu Jair Bolsonaro.

Carlos Bolsonaro, seu filho, também usou seu perfil no Twitter para se manifestar, ao lembrar de como conheceu Olavo de Carvalho e lhe prestar homenagem.

“Ao Professor Olavo a minha eterna gratidão por sua vida dedicada ao conhecimento, que semeou em uma terra arrasada chamada Brasil e fez florescer em muitos de nós um sentimento de esperança, de amor pela verdade e pela liberdade. Que sua obra ilumine para sempre a nossa história!”, escreveu.

Ao compartilhar sua mensagem, a jurista Ludmila Lins Grilo destacou a polarização em torno de Olavo. Bolsonarista, ela disse ter aprendido, com ele, “o que é a verdadeira força da personalidade”.

“Lutou o bom combate, formou a nova geração de intelectuais e despertou milhares de almas para Cristo. Caluniado, difamado e escarnecido, avançou enquanto o mundo tentava pará-lo. Com ele, aprendemos o que é a verdadeira força da personalidade. Descanse em paz, prof. Olavo”, publicou.

O Globo  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf