Oposição venezuelana ainda falha ao tentar derrubar o chavismo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Yuri CORTEZ/AFP

Opositores do presidente venezuelano Nicolás Maduro anunciaram neste sábado, 22, que vão pedir à corte suprema do país uma revisão das regras na coleta de assinaturas de um referendo, que pode votar a retirada do chavista da presidência. Três grupos da oposição pediram a votação de um “recall” contra Maduro, segundo a comissão eleitoral nacional da Venezuela, mas para viabilizar a consulta seria necessário o apoio de 4,2 milhões de pessoas.

A constituição da Venezuela permite que chefes do Executivo sejam retirados do cargo por voto popular, desde que tenham completado metade de mandato. Maduro completou os primeiros três anos de seu segundo governo em janeiro.

A comissão eleitoral — que tem três de seus cinco membros ligados ao partido governista — disse na sexta-feira, 21, que as assinaturas de apoio ao referendo teriam de ser coletadas em apenas 12 horas, em apenas 1.200 locais. Dois membros da oposição enviaram ao Supremo Tribunal venezuelano um pedido para que as regras sejam revistas. Eles disseram, em uma coletiva de imprensa, que pretendem usar meios legais para realizar o referendo para decidir a saída de Maduro.

“Você teria de processar cinco votos por minuto durante doze horas” para alcançar a exigência, escreveu Roberto Picon, membro da comissão eleitoral que é próximo da oposição, em sua conta no Twitter. “Não é viável.”

Veja  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf