Temer diz que Moro não decolou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos/PR

Para o ex-presidente Michel Temer (MDB), o ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro (Podemos) não tem grandes chances de vencer as eleições, já que seu ‘tamanho’ estaria limitado ao que as pesquisas eleitorais revelam. A avaliação foi feita em entrevista a um podcast do site GZH, do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira 18.

“Ele [Moro] tem [o tamanho] que as pesquisas estão revelando hoje. Tem 9% a 10%, alguma coisa assim”, avaliou o ex-presidente quando questionado sobre a musculatura da candidatura do ex-juiz.

“Diziam que logo chegaria a 20%, a 25%, e não se deu isso”, acrescentou Temer um pouco mais adiante.

Nas três primeiras pesquisas eleitorais de 2022, Moro varia entre 9% e 11% das intenções de voto. Na Genial/Quaest e na Ipespe, o ex-juiz tem 9%. Já na Exame/Ideia, o ex-ministro tem o melhor desempenho com 11%. Em todos os casos, a candidatura segue distante dos primeiros colocados, Lula (45%) e Jair Bolsonaro (24%).

Há quem diga que Moro pode desistir de concorrer ao Planalto justamente por não ter engrenado nas intenções de voto. Fontes próximas ao ex-juiz revelaram recentemente que Moro deve disputar uma vaga no Senado caso não some 15% até fevereiro. A jornada de crescimento é difícil, segundo os especialistas. Publicamente, Moro nega que irá desistir.

Ao final da avaliação sobre a candidatura do ex-juiz, Temer aliviou sua análise e disse que a declaração é com base apenas no atual momento.

“Se você me perguntar se isso vai continuar até a eleição, é muito cedo dizer o que vai acontecer”, minimizou o político.

Temer já havia sinalizado recentemente que não vê nenhum nome de terceira via com grandes chances de emplacar uma candidatura forte em 2022. Para ele, a disputa será travada entre Lula e Bolsonaro.

O próprio partido de Temer discorda, ao menos publicamente, da avaliação. Não por acaso, a sigla lançou a senadora Simone Tebet como pré-candidata à Presidência da República. Nas pesquisas, a parlamentar varia entre 1% e 2%.

Mesmo tendo lançado a candidatura própria, integrantes do MDB indicam que pretendem apoiar um nome com mais chances de vitória. O próprio ex-presidente confirmou que uma ala do partido quer refazer uma aliança com Lula. Temer disse inclusive que foi procurado por uma ‘pessoa elegante ligada ao petista’ para dialogar.

Carta Capital  

Assinatura
CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO
https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf