Globo apura denúncia de racismo contra elenco de novela de época

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Globo

Se tem algo que Nos Tempos do Imperador deu para a Globo foi dor de cabeça. A trama de Alessandro Marson e Thereza Falcão teria tido um sério problema em seus bastidores ano passado. Parte do elenco teria feito uma denúncia de racismo a alta cúpula da emissora carioca.

A informação é da colunista Mônica Bergamo do jornal Folha de São Paulo. Ao que parece o departamento de compliance foi acionado para verificar possíveis discriminações raciais feitas nos bastidores das gravações da novela em 2021.

A Globo foi questionada quanto a denúncia, mas se isentou de comentá-la enquanto o processo está rolando no departamento. No entanto, a emissora reforçou que tem um código de ética que proíbe atos discriminatórios no ambiente de trabalho. A pena de quem infligir esta regra é até de demissão.

Ainda assim, em nota à colunista, a emissora afirmou sobre o caso:

“Temos uma ouvidoria para receber quaisquer relatos de violação ao código. Todos são apurados criteriosamente assim que a empresa toma conhecimento e as medidas necessárias são adotadas, com garantia de absoluto sigilo aos denunciantes e colaboradores sobre as apurações“, ressaltou.

Nos Tempos do Imperador é retratada na época da monarquia brasileira, ou seja, enquanto a escravidão era um dos pilares vergonhosos do Brasil. Certas abordagens da novela foram extremamente criticadas.

O caso mais famoso foi uma cena entre Pilar (Gabriela Medvedovski) e Samuel (Michel Gomes) que se retratou “racismo reverso”, algo que não existe. Desde então, a Globo contratou uma revisora de história para auxiliar a novela. Algumas cenas foram regravadas e o roteiro reformulado.

O Departamento de Compliance é responsável por fazer cumprir regras, processos e procedimentos dentro das diretrizes não só das empresas como das leis. Na Globo, o caso mais conhecido que foi investigado foi o de Marcius Melhem que foi acusado de assédio por atrizes, especialmente, Dani Calabresa.

TV Foco 

Assinatura

CARTA AO LEITOR

O Blog da Cidadania é um dos mais antigos blogs políticos do país. Fundado em março de 2005, este espaço acolheu grandes lutas contra os grupos de mídia e chegou a ser alvo dos golpistas de 2016, ou do braço armado deles, o juiz Sergio Moro e a Operação Lava jato.

No alvorecer de 2017, o blogueiro Eduardo Guimarães foi alvo de operação da Polícia Federal não por ter cometido qualquer tipo de crime, mas por ter feito jornalismo publicando neste Blog matéria sobre a 24a fase da Operação Lava Jato, que focava no ex-presidente Lula.

O Blog da Cidadania representou contra grandes grupos de mídia na Justiça e no Ministério Público por práticas abusivas contra o consumidor, representou contra autoridades do judiciário e do Legislativo, como o ministro Gilmar Mendes, o juiz Sergio Moro e o ex-deputado Eduardo Cunha.

O trabalho do Blog da Cidadania sempre foi feito às expensas do editor da página, Eduardo Guimarães. Porém, com a perseguição que o blogueiro sofreu não tem mais como custear o Blog, o qual, agora, dependerá de você para continuar existindo. Apoie financeiramente o Blog

FORMAS DE DOAÇÃO

1 – Para fazer um depósito via PIX, a chave é edu.guim@uol.com.br

2 – Abaixo, duas opções de contribuição via cartão de crédito. Na primeira, você contribui mensalmente com o valor que quiser; na segunda opção, você pode contribuir uma só vez também com o valor que quiser. Clique na frase escrita em vermelho (abaixo) Doação Mensal ou na frase em vermelho (abaixo) Doação Única

DOAÇÃO MENSAL – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf

DOAÇÃO ÚNICA – CLIQUE NO LINK ABAIXO

https://www.mercadopago.com.br/subscriptions/checkout?preapproval_plan_id=282c035437934f48bb0e0e40940950bf