Já há pedido de impeachment de Milton Ribeiro na fila

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP) protocolou na tarde desta quarta-feira um pedido de impeachment contra o ministro da Educação, Milton Ribeiro, por suspeitas de crimes na liberação de verbas para prefeituras indicadas por dois pastores com trânsito no ministério. Na representação, o parlamentar solicita que o Supremo Tribunal Federal (STF) julgue Ribeiro por eventual crime de responsabilidade.

Crise no MEC: Entenda em cinco perguntas o caso dos pastores no Ministério da Educação

Ribeiro disse em uma gravação que prioriza a liberação de verbas a prefeituras cujos pedidos foram negociados por dois pastores, segundo reportagem publicada pelo jornal “Folha de S.Paulo”. No áudio, o ministro afirmou que atendeu a uma solicitação do presidente Jair Bolsonaro.

Os pastores seriam Gilmar Santos e Arilton Moura, que desde 2021 estariam negociando com prefeituras a liberação de recursos federais do MEC. Eles não têm cargo na pasta.

No documento, o parlamentar justifica a prática de crimes de responsabilidade por parte do ministro “em razão do cometimento de atos contra a probidade na administração, contra a lei orçamentária e contra a guarda e o legal emprego do dinheiro público”.

O senador requere também o afastamento de Ribeiro do cargo para impedir “a obstrução da persecução a ser instaurada” e o funcionamento do que denominou de “Ministério da Educação paralelo”, em alusão à atuação dos pastores no controle da agenda e de verbas da pasta, conforme revelou o jornal “Estado de S. Paulo”.

Rodrigues classificou o esquema informal de obtenção de verbas no MEC como um “acinte dentro de um estado que se diga Republicano e de Direito”.

O Globo