Zelensky insinua que Putin quer dominar toda Europa

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Pressionado pelo ataque à usina nuclear e pelos mais recentes bombardeios russos, o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, fez um novo pronunciamento, no qual condenou as investidas da Rússia. Ele, mais uma vez, pediu ajuda internacional e resiliência dos militares e da população de seu país.

Em declaração ao vivo nesta sexta-feira (4/3), Zelensky lamentou os contornos que a guerra tomou. “Hoje nossos homens estão em serviço: alguns como militares no Exército; alguns servindo como médicos, fazendo cirurgias; outros trabalhando para proteger as crianças e suas famílias. Esse é nosso coração, o coração da Ucrânia resistindo ao mal”, detalhou.

O presidente fez um comentário emocionado ao falar das vítimas. “Nossos cidadãos – adultos e crianças, dezenas deles – morreram sem saber por que, e sacrificaram sua vida pela independência de nosso país. Vamos saudá-los com o silêncio”, pediu, ao iniciar uma homenagem.

Zelensky voltou a cobrar protestos aos países da União Europeia. “Eu quero pedir que vocês não fiquem em silêncio, quero pedir que vocês saiam na rua e apoiem nosso país, apoiem nossa luta, e dizer que, se a Ucrânia não resistir, a Europa não vai resistir. Se nós cairmos, vocês caem. Então, por favor, não fiquem em silêncio, não façam vista grossa para isso. Saiam e apoiem a Ucrânia o máximo que puderem”, acrescentou.

Ele concluiu: “Se nos ganharemos, e tenho certeza que ganharemos, será uma vitória de todo o mundo democrático, será a vitória da nossa liberdade, da luz versus as trevas, da liberdade contra a escravidão. E, se ganharmos, iremos florescer como a Europa, e a Europa irá florescer mais do que nunca com essa vitória maravilhosa da Ucrânia. Glória à Ucrânia”.

ONU e ataques

A declaração ocorreu enquanto o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) realizava uma reunião de emergência, após a Rússia cercar e bombardear a maior usina nuclear da Europa, na Ucrânia.

Os líderes iniciaram o encontro por volta das 13h40 desta sexta, pelo horário de Brasília. Os embaixadores estão preocupados com os riscos que esse tipo de ataque pode trazer, sobretudo em relação à radiação.

Enquanto a reunião acontece, novos bombardeios ocorreram. Sirenes dispararam em Odessa e em Kiev, capital e coração do poder do governo. O encontro para pactuar um possível cessar-fogo foi adiado.

Metrópoles