OAB acusa PRF de tortura

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Após a morte de Genivaldo de Jesus Santos, de 38 anos, por asfixia, dentro de uma “câmara de gás” improvisada na viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Sergipe, a Ordem dos Advogados do estado (OAB-SE) afirmou nesta quinta-feira (26/5) que respeita a corporação, mas “não compactua com violência e tortura”.

“A OAB Sergipe respeita as instituições, mas não compactua com qualquer tipo de violência ou de tortura, razão pela qual se manterá atenta à apuração da responsabilidade pela fatídica morte”, diz a instituição.

De acordo com a nota do órgão, a abordagem violenta da PRF será alvo de apuração.

“Através da nossa Comissão de Direitos Humanos, iremos solicitar, em caráter de urgência, uma reunião com a Corregedoria da Polícia Rodoviária Federal a fim de buscar informações a respeito da apuração”, informa a OAB.

A instituição também prestou solidariedade à família da vítima. “Também estamos nos colocando à disposição dos familiares da vítima para dar toda a assistência necessária, sempre mantendo o respeito aos profissionais policiais e à instituição PRF, no acompanhamento das responsabilidades cabíveis”, finaliza o texto.

O laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Sergipe aponta que Genivaldo morreu por asfixia mecânica e insuficiência respiratória aguda após abordagem violenta da PRF na quarta-feira (25/5). O homem não resistiu depois de ser preso por dois policiais dentro de uma espécie de “câmara de gás” montada no porta-malas da viatura da PRF.

Pessoas que passavam pelo local no momento da abordagem registraram a ação.

O corpo de Genivaldo foi liberado do IML de Aracaju por volta das 22h30 dessa quarta-feira (25/5). A causa da morte foi confirmada pela Secretaria de Segurança Pública do estado.

Segundo a família, o homem sofria de esquizofrenia, era casado e deixa um filho. O velório ocorrerá na casa da mãe, em Santa Luiza do Itanhy.

“Eu não chamo nem de fatalidade. Isso aí foi um crime mesmo, eles agiram com crueldade pra matar mesmo ele”, afirmou a viúva, Maria Fabiana dos Santos.

Segundo familiares, a vítima tinha esquizofrenia e tomava remédios controlados havia cerca de 20 anos.

“Eu vivo com ele há 17 anos, ele tem 20 anos que tem o problema dele. Nunca agrediu ninguém, nunca fez nada de errado. Sempre fazendo as coisas pelo certo. E num momento desses pegaram ele e fizeram o que fizeram”, disse Maria Fabiana em entrevista ao G1.

Metrópoles