STF vai desmoralizar Nunes Marques

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

A semana se inicia em Brasília como mais uma decisiva no que diz respeito à briga do governo Bolsonaro com o Supremo Tribunal Federal (STF) – desta vez, como se sabe, por causa de um voto do Nunes Marques.

O ministro indicado pelo atual presidente da República suspendeu a cassação de um parlamentar bolsonarista – Fernando Francischini – responsável por disseminar inúmeras notícias falsas sobre as eleições de 2018.

Como já explicou a coluna, a decisão de Nunes Marques gerou desconforto na corte. Ocorre que houve recurso ao STF, e a ministra Cármen Lúcia pediu que o caso fosse levado ao plenário.

Muito provavelmente os outros magistrados vão derrubar a decisão de Nunes Marques, que foi comemorada por Jair Bolsonaro. O ministro ganhou pontos com o bolsonarismo, mas devia imaginar que sua decisão tem grande chance de ser invalidada.

Abra seus horizontes e viaje com os cruzeiros Norwegian. Use código VEJA2022 na reserva e ganhe um presente exclusivo. Até porque, como também mostrou a coluna na semana passada, Nunes Marques errou ao anular de forma monocrática uma decisão que foi tomada pelo plenário do Tribunal Superior Eleitoral.

A questão é que ele se isola cada vez mais, quando se apresenta (o tempo todo, diga-se de passagem) como apenas um cumpridor de ordens do Executivo.

O mandado de segurança que contesta a decisão de Nunes Marques, e que foi parar nas mãos de Cármen Lúcia, será um bom pretexto para recados públicos da corte ao magistrado. Internamente, o voto de Cármen Lúcia é muito esperado – se confirmado o tom de crítica ao colega de toga, Nunes Marques se isolará ainda mais no STF.

Veja