Bolsonaro EXIGE do Blog “direito de resposta”

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

O Blog da Cidadania acaba de receber correspondência do Ministério da Justiça que EXIGE “direito de resposta” e dá prazo de 7 dias para ser atendido.

A exigência é para publicar que não corresponde aos fatos matéria publicada pelo Blog da Cidadania baseada em reportagem do jornal O Estado de São Paulo que afirmou, em 27 de junho, que o presidente da Funai, senhor Marcelo Augusto Xavier da Silva, nunca visitara uma reserva indígena.

A “resposta” do governo Bolsonaro ao Blog da Cidadania consiste em 10 releases da assessoria do presidente da Funai sobre 10 vezes em que ele esteve em reservas indígenas desde que assumiu o cargo. Examinado o material, lá diz mesmo que o ser Xavier da Silva este “todas” essas vezes em reservas indígenas.

Devido ao tom de indignação da “intimação” do presidente da Funai, estima-se que, talvez, ele não tenha lido direito a matéria de modo a encontrar um atenuante. A matéria deixa bem claro que a informação sobre a ausência de visitas dele a reservas indígenas se baseou em consulta ao Portal da Transparência, onde não constam essas viagens


Além disso, devido à forte rejeição do governo Bolsonaro à transparência, como informa reportagem da versão brasileira do jornal alemão Deutche Welle, esse governo não publicou no Portal da Transparência as viagens do presidente da Funai.

Além disso, a conduta de Bolsonaro em relação à transparência se mede através de incontáveis reportagens sobre como esse governo não dá conta à cidadania de seus atos. Senão, vejamos algumas:

1 – Após polêmica com leite condensado, Portal da Transparência fica fora do ar

2 – Após evidência de gasto elevado, governo Bolsonaro atrasa dados sobre cartão corporativo (no Portal da Transparência)

3 – Governo Bolsonaro amplia uso de sigilo para barrar acesso à informação

Como a lei 13.188/2015 determina que o pedido de direito de resposta a um órgão de imprensa seja atendido, o Blog da Cidadania cumprirá a determinação legal, esperando que o governo do senhor Jair Messias Bolsonaro também faça sua parte: atualize o Portal da Transparência e obedeça à Lei de acesso à informação.

ASSISTA À REPORTAGEM EM VÍDEO

Redação