Ato Democrático reuniu 9 mil pessoas

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Monitor do debate político/EACH/USP

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) fizeram uma medição no momento da leitura de manifestos pró-democracia organizados nesta quinta-feira no Largo de São Francisco, no Centro de São Paulo. Às 11h56m, o lado de fora do prédio que abriga a faculdade de direito da USP reuniu 7.603 pessoas, de acordo com o grupo de pesquisa “Monitor do debate político”, da Escola de Artes Ciências e Humanidades (EACH) da mesma universidade.

Também foram distribuídas cerca de 1.400 credenciais para a área interna, onde foram lidos os manifestos. Portanto, é possível dizer que aproximadamente que 9 mil pessoas estiveram ou dentro ou fora do prédio histórico do Largo de São Francisco.

Coordenada pelos pesquisadores Pablo Ortellado e Márcio Moretto, a pesquisa usou o tratamento de imagens aéreas para estimar os manifestantes apenas do lado de fora do prédio da instituição. O método, sob responsabilidade de Alexandre Isaac Siqueira, usa um algoritmo para repartir uma imagem aérea de alta qualidade em oito partes.

Com precisão de 84,5%, o código estima quantas pessoas estão em determinado lugar a partir de uma fotografia em alta resolução.

A partir das 8h desta quinta-feira, manifestantes chegaram ao redor do prédio no Largo de São Francisco. Os convidados credenciados começaram a entrar no prédio minutos depois, e a concentração popular chegou ao ápice entre 11h e meio-dia. Por volta de meio-dia e meia, o ato a se dispersar.

O Globo