Metade dos deputados votou contra trabalhadores

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcello Casal JrAgência Brasil/ MArcello Casal Jr/Agência Bras

Quase metade dos parlamentares votou contra as principais propostas de interesse dos trabalhadores que tramitaram na Câmara dos Deputado e no Senado Federal nos últimos três anos, enquanto apenas um quinto dos congressistas apoiou integralmente os projetos que tratavam dos direitos trabalhistas.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pela plataforma “Quem foi quem no Congresso Nacional”, lançada ontem pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Dos 594 parlamentares – considerando 513 deputados e 81 senadores -, 295 votaram contra todas as propostas elencadas pelo Diap como de interesse dos trabalhadores e da sociedade. Isso corresponde a 49,6% dos integrantes do Parlamento.

Candidata do União Brasil à Presidência da República, a senadora Soraya Thronicke está neste grupo, de acordo com o levantamento. Outra presidenciável que atuou no Congresso nos últimos anos, a senadora Simone Tebet (MDB) votou contra 83,3% dos projetos ligados aos direitos dos trabalhistas.

Por outro lado, apenas 129 parlamentares – o que corresponde a 21,7% do Poder Legislativo – votaram a favor de todas as matérias dessa natureza. Estão nesse grupo principalmente deputados e senadores da oposição, como o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), candidato ao governo do Rio de Janeiro, e a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Entre os critérios que definiram as matérias para fazer o termômetro do comportamento dos parlamentares em relação aos trabalhadores, o Diap considerou a importância dos projetos sob os pontos de vistas político, econômico e/ou social, o registro nominal do voto de cada parlamentar e o grau de disputa entre oposição e situação, exigindo-se em cada votação uma oposição superior a 20%.

De acordo com Rodrigo Britto, presidente em exercício do Diap, a plataforma tem como objetivo auxiliar os eleitores na definição do voto a partir do monitoramento da atuação e da votação de deputados e senadores

Para Neuriberg Dias, diretor de Documentação do Diap, as atualizações ocorrerão mês a mês para que o eleitor possa acompanhar, ao longo do mandato, como os parlamentares estão votando em matérias de seu interesse. “Serve para que a sociedade tome posse dessas informações, as utilize e repasse”.

Valor Econômico