Pesquisas sérias serão mais frequentes agora

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Montagem / Editoria de Arte

A semana será repleta de pesquisas de intenção de voto para presidente, Senado e governos de alguns dos principais estados. Os novos dados registram a preferência dos eleitores no momento em que começam oficialmente as campanhas, com o encerramento do prazo para o registro de candidaturas nesta segunda-feira, e marcam o início de uma maratona que vai durar sete semanas e só vai acabar perto do dia 2 de outubro.

No cenário da disputa presidencial, serão divulgados os resultados de três pesquisas nacionais: do Ipec nesta segunda-feira (15), da Quaest na quarta-feira (17), e do Datafolha na quinta-feira (18). Os estudos captarão os efeitos dos primeiros pagamentos do novo valor do Auxílio Brasil, que começaram a ser feitos na semana passada.

Os eleitores e candidatos também conhecerão o atual cenário nas disputas pelos governos estaduais e vagas no Senado em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Bahia e Espírito Santo.

Segunda-feira (15): Ipec (Brasil)

Nesta segunda-feira, o instituto de pesquisas Ipec, formado por ex-executivos do Ibope e contratado pela TV Globo, divulga os resultados de sondagem nacional com entrevistas presenciais. Os dados foram coletados entre 9 e 15 de agosto com 2 mil entrevistas presenciais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos, com um nível de confiança de 95%. O estudo foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número BR-03980/2022.

O Ipec não faz pesquisas nacionais de intenção de votos para a Presidência desde dezembro de 2021. À época ainda eram testados nomes como os de Sergio Moro (União Brasil) e João Doria (PSDB), que desistiram de disputar chefia do Executivo federal. Os levantamentos do Ipec passarão a ser semanais a partir desta segunda-feira.

Segunda-feira (15): Ipec (Rio de Janeiro)

O Ipec também fará pesquisa para mensurar a intenção de voto dos eleitores do Rio de Janeiro para governador e senador. O levantamento com 1.200 eleitores do estado está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número RJ-08527/2022. A margem de erro é de três pontos, para um nível de confiança de 95%.

A pesquisa mais recente do instituto no Rio, da última semana de julho, mostrou Cláudio Castro (PL) com 19% e Marcelo Freixo (PSB) com 13% na liderança da disputa.

O Ipec também medirá a preferência dos eleitores fluminenses em relação aos candidatos a presidente. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou 41% na pesquisa do fim de julho, seguido por Jair Bolsonaro (PL), com 34%. O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) foi o terceiro na sondagem, com 6% das menções.

Segunda-feira (15): Ipec (São Paulo)

No maior colégio eleitoral do país, o Ipec divulgará na segunda-feira os dados de pesquisa realizada de 9 a 15 de agosto com 1.200 eleitores do estado. O estudo tem o número de identificação SP-04035/2022 no TSE, com margem de erro estimada em três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

As pesquisas mais recentes no estado apontam o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad (PT) na liderança da disputa, com o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) e o atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), disputando a segunda posição.

Segunda-feira (15): Ipec (Minas Gerais)

O Ipec ouviu de 9 a 15 de agosto 1.200 eleitores de Minas Gerais para mensurar o apoio aos candidatos ao governo do estado e ao Senado. A pesquisa, registrada sob o número MG-02868/2022 na Justiça Eleitoral, também tem margem de erro de três pontos para mais ou menos, para um nível de confiança de 95%.

Segunda-feira (15): Ipec (Distrito Federal)

No Distrito Federal, o instituto de pesquisas entrevistou a mesma amostragem presencialmente de 9 a 15 de agosto. A pesquisa revelará as intenções de votos para governador, senador e presidente. Está registrada com a identificação DF-02251/2022 e tem margem de erro estimada em três pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Segunda-feira (15): Ipec (Rio Grande do Sul)

A segunda-feira também será dia de conhecer o panorama das disputas pelo governo do Rio Grande do Sul e pela vaga do estado no Senado. A pesquisa do Ipec, contratada pela RBS (afiliada da Rede Globo no estado), tem uma base de 1.008 eleitores entrevistados de 9 a 15 de agosto. O estudo está inscrito no sistema do TSE com o número de identificação RS-08381/2022 e tem margem de erro de três pontos para mais ou menos.

Segunda-feira (15): Ipec (Pernambuco)

Contratado pela TV Globo, o instituto de pesquisas divulgará dados para as eleições para o governador e senador em Pernambuco. Foram ouvidos 1.200 eleitores do estado no período entre 9 e 15 de agosto. A sondagem, registrada com o número PE-03575/2022, tem margem de erro de três pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

Quarta-feira (17): Quaest (Brasil)

A série Genial/Quaest terá nova pesquisa nacional divulgada na quinta-feira. A intenção de voto para presidente será medida a partir de 2.000 entrevistas presenciais, realizadas de 11 a 14 de agosto. O levantamento está registrado no TSE com o código BR-01167/2022 e tem margem de erro estimada em dois pontos para mais ou menos, com 95% de confiança.

A sondagem anterior da Quaest, realizada no fim de julho, mostrou recuo na distância entre Lula e Bolsonaro. O ex-presidente marcou 44% no levantamento, enquanto o pré-candidato à reeleição teve 32% de intenção de votos num cenário de primeiro turno.

O Globo