TSE recusa remover outro vídeo de Lula

Destaque, Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RAFAELA ARAUJO / AFP

O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) , negou, na noite de quinta-feira, um pedido do partido de Bolsonaro, o PL, para remover vídeos em que Lula chama Bolsonaro de “mentiroso” e “covarde”.

“Apesar dos comentários ‘mentiroso’ e ‘covarde’ possuírem um tom hostil e ácido, alguns precedentes do TSE assentam que ‘não é qualquer crítica contundente a candidato ou ofensa à honra que caracteriza propaganda eleitoral negativa antecipada, sob pena de violação à liberdade de expressão’, escreveu Raul Araújo na sua decisão.

O magistrado afirma na decisão que não houve pedido explícito de voto por parte de Lula e diz que o candidato faz a “exaltação de suas qualidades pessoais, revela opiniões críticas aos seus adversários, bem como exterioriza pensamento pessoal sobre questões de natureza política”. Nesta mesma quinta-feira, Araújo determinou que fosse retirado do ar um vídeo em que Lula chama Bolsonaro de “genocida”.

As falas de Lula foram realizadas em uma agenda em Fortaleza, no mês passado. No evento, Lula disse que “essa eleição não é um homem contra outro homem, ou um partido contra outro partido, esta eleição é a democracia contra o fascismo. É a democracia contra o autoritarismo. É a verdade contra a mentira. É um partido contra o governo. É o amor contra o ódio. É a solidariedade contra a discórdia”. O petista disse também que Bolsonaro “é um covarde”.

O Globo